A exposição “Olhares sobre a UFJF”, composta pelas fotos premiadas no 1º Concurso de Fotografia da Universidade Federal de Juiz de Fora, foi oficialmente aberta nesta última quinta-feira, 18. Na cerimônia de abertura, que contou com tradução simultânea em Libras, ocorreu a entrega dos prêmios em dinheiro e dos kit de postais aos ganhadores. Ao todo, 27 fotos, coloridas e preto e branco, divididas entre as categorias Profissional, Amador e Celular, podem ser conferidas, das 8h às 20h, no saguão da Reitoria.

Reitor Marcus David e Diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, ressaltaram a relevância da Universidade não apenas na formação acadêmica (Foto: Twin Alvarenga)

Em discurso, o reitor Marcus David ressaltou a relevância da Universidade na vida das pessoas, não apenas em sua formação acadêmica, mas no papel que desempenha para o desenvolvimento social e econômico. “Nós temos muitas formas de reforçar esta importância como instituição, e a Diretoria de Imagem Institucional nos propôs uma maneira muito criativa de fazer isso: por meio do talento de fotógrafos, profissionais e amadores, ao apresentarem novas formas de olhar para a Universidade.” David agradeceu a contribuição dos fotógrafos para a instituição, o que permitiu que tanto a comunidade interna quanto a externa tivessem a oportunidade de perceber a UFJF através de olhares tão sensíveis.

Para o Diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, o concurso simbolizou uma tentativa de aproximar cada vez mais a comunidade e a Universidade. “Este é um dos compromissos da gestão atual. Nossa preocupação é fazer com que a sociedade entenda, participe e defenda a universidade pública, especialmente neste momento em que ela é tão desvalorizada.”

Graduada em Odontologia pela UFJF, a vencedora na categoria Profissional Colorido, Magali Bastos, contou que fez sua foto um dia antes de terminar o prazo para inscrição no concurso e que não esperava conseguir um bom registro naquele dia. “Pensei que não conseguiria fazer uma foto bonita, pois no dia anterior havia chovido e imaginei que o dia seguinte ficaria nublado. Mas, de repente, vi aquela poça d’água e nela o reflexo do Centro de Ciências, aquela construção futurística, e pensei: ‘Pronto, essa é a foto’. E ficou mais interessante ainda porque uma mulher com uma criança no colo passou ali naquele momento, o que, para mim, simbolizou a inclusão e uma ‘caminhada para o futuro’.”

Primeiro lugar na categoria Celular Colorido, Everton Allan Ferreira, disse ter feito seu registro após uma tentativa de espairecer. Mestrando em Farmácia, sendo graduado também pela UFJF, contou ter acompanhado a construção do novo prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e sempre imaginou como seria a vista de lá. “Toda vez que descia do laboratório, no fim da tarde, percebia que o céu ficava meio alaranjado. Um dia, saindo meio estressado, decidi passar no ICH para dar uma relaxada. Cheguei lá em cima no momento certo, em que o céu ainda estava claro e as luzes da Universidade se acendiam”, relembra, dizendo que o concurso despertou nele o interesse de divulgar suas fotografias, incentivando-o a investir nesta atividade.

Premiados na abertura da mostra, no Saguão da Reitoria (Foto: Twin Alvarenga)

Desde a divulgação do concurso, a aluna do curso de Design, Fernanda Bertola, sabia que queria participar, justamente pela oportunidade de praticar a fotografia, área em que está começando a se dedicar. Vencedora na categoria Amador Preto e Branco, sua foto retratou um lugar bastante visitado na UFJF, mas de um ângulo diferente. “O Jardim Sensorial é um espaço que conheço bem, pois trabalhei Diretoria de Imagem Institucional e sempre passava por ali, mas decidi fotografar um  ângulo pouco explorado. Quis unir a geometria dos arcos à beleza daquele espaço”, conta, ressaltando o mérito da exposição em contemplar diversos olhares artísticos sobre o mesmo objeto, o campus universitário.

Confira as fotos premiadas

Outras informações: (32) 2102-3967 – Diretoria de Imagem Institucional