Na foto, ao centro, o aluno Pedro Duim, representando a equipe (Foto: Divulgação)

O aplicativo digital Scanner Bovino, desenvolvido por dois estudantes e um professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi campeão do programa “Empreenda. Em Ação!”. A competição estudantil, com foco na ampliação, na promoção da cultura empreendedora e na geração de novos negócios, integrou a programação da 2ª Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), realizada entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, em Belo Horizonte.

O projeto, que ficou em segundo lugar na etapa regional do Ideas for Milk – desafio nacional de startups voltadas para o leite, organizado pela Embrapa Gado de Leite – emprega a visão computacional a fim de reduzir os custos de identificação dos animais do rebanho, facilitando o manejo e aumentando a produtividade.

“A UFJF vem trabalhando, junto à Diretoria de Inovação e o Critt (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia), em um movimento que visa ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora e a geração de novos negócios. Este prêmio coloca a Universidade em destaque, comprovando os efetivos resultados dos movimentos de nossa instituição para a formação da cultura empreendedora”, afirma o professor da Faculdade de Engenharia da UFJF, Fabrício Campos, que desenvolveu o aplicativo junto com os alunos Pedro Duim e Luan Melo.

Essa foi a primeira vez que alunos da UFJF apresentaram seus modelos de negócios na Finit. Ao todo, cerca de 30 projetos participaram da competição “Empreenda. Em Ação!”, que reuniu estudantes de 15 universidades mineiras. Para Pedro Duim, que cursa o 8º período de Engenharia Elétrica na UFJF, a formação empreendedora é uma tendência condizente com a realidade do mercado atual.

“Por se tratar de negócios que estão surgindo exclusivamente dentro das universidades, é muito importante reforçar a importância de uma formação empreendedora dentro dos cursos de uma instituição de ensino. Hoje estamos em um cenário muito diferente de alguns anos atrás, no qual muitos formandos estão buscando aplicar, em negócios, todos os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação.”

A plataforma Scanner Bovino é composta por três módulos: aplicativo mobile; câmeras fixas (coletores de dados); e plataforma WEB (apresentação das estatísticas – painel para a gestão). “Hoje já estamos operando no mercado, com mais de 250 licenças vendidas. É um vasto mercado a ser explorado, composto, na sua totalidade, a nível nacional, por mais de 215 milhões de cabeças de bovinos e por mais de 1 bilhão de cabeças, a nível mundial”, argumenta Duim.

O Scanner também é o sistema oficial de gestão do programa de melhoramento genético Curral Novo, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Mar de Espanha, com perspectiva de se expandir para todo o estado de Minas.

O aplicativo pode ser baixado, de graça, em aparelhos com sistema operacional Android.

Como funciona

O aplicativo é baseado em algoritmos inovadores de reconhecimento de padrões, chamados OCR (Optical Character Recognition), que permitem a identificação do gado por meio da câmera do celular do usuário. A distinção é feita, mesmo à distância, pelo número do brinco do animal, evitando possíveis falhas humanas.

Além da identificação do animal, o aplicativo também permite o gerenciamento de dados, permitindo que o produtor tenha registrada a taxa de produtividade de cada animal, ao longo do tempo. A partir disso, é possível fazer várias intervenções no manejo, como mudar a alimentação e identificar doenças, por exemplo.

A Finit

A Finit é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, que busca levar eventos nacionais e internacionais para a capital mineira. Nesta edição, o evento comportou a Arena de Negócios, conectando grandes empresas e startups; a Arena Experience, promovendo atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais; e a Arena Criativa, um ambiente dedicado à criatividade e inovação.