É a primeira vez que a jornada acontece no novo prédio do Centro de Ciências, no campus da UFJF (Foto: Ciro Cavalcanti)

É a primeira vez que a jornada acontece no novo prédio do Centro de Ciências, no campus da UFJF (Foto: Ciro Cavalcanti)

A ciência está em festa na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)! A Jornada de Divulgação Científica chega à sua sexta edição e é, pela primeira vez, sediada no novo prédio do Centro de Ciências, localizado no campus base, entreos dias 24 e 29 de outubro. Sob o tema “A matemática está em tudo!”, estipulado pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A programação reúne olhares de diversos conhecimentos sobre a matemática, desde abordagens mais lúdicas — como sessões no Observatório Astronômico, de contação de histórias e demais atividades interativas — até palestras com pesquisadores de áreas como a música, histórias em quadrinhos e educação, além das próprias ciências exatas. O cronograma do evento está disponível on-line.

Nesta edição, os frequentadores da Jornada têm acesso a um dos maiores complexos de divulgação científica do país: o Centro de Ciências conta com mais de três mil metros quadrados e com o objetivo central de expandir o conhecimento para além da comunidade acadêmica. “É um momento marcante para nós”, avalia o diretor do Centro, Eloi Teixeira. “É fundamental que o Centro de Ciências promova este tipo de evento, voltado para aproximar o conhecimento científico para toda a população, de uma forma acessível e bem trabalhada. Este ano, contamos com mais atividades lúdicas, com uma programação mais diversificada e interativa. O foco é desmistificar a matemática e mostrar seus diálogos com várias áreas de conhecimento.”

Acesso gratuito à diversas atrações
As atrações da Jornada são abertas ao público e a entrada é gratuita para todas. Ao longo do fim de semana, nos dias 28 e 29, o Centro continua aberto, como acontece normalmente — mas, desta vez, com a programação especial da Jornada. Atividades como as contações de histórias, as exposições do Centro de Ciências, a Feira de Matemática, os jogos interativos e o Festival de Curtas não exigem inscrição prévia. “Nossa ideia é promover algo que não seja restrito, mas sim aberto ao público, além de entreter e aproveitar o movimento espontâneo de pessoas no campus da UFJF”, ressalta Teixeira.

Inscrições para vagas limitadas
Ao todo, são 13 palestras, cinco oficinas, uma mesa-redonda e horários dedicados à sessões no Observatório Astronômico do Centro de Ciências, equipado com um telescópio fixo de 20 polegadas, além de dez telescópios móveis. Para participar destas atividades gratuitas, as vagas são limitadas e é necessário realizar inscrição prévia on-line ou pelos telefones (32) 2102-6913 e (32) 2102-6914.

Tema do evento é o estipulado pela SNCT: "A matemática está em tudo!" (Foto: Divulgação)

Tema do evento é o estipulado pela SNCT: “A matemática está em tudo!” (Foto: Divulgação)

Dia C da Ciência
Com o objetivo de mostrar à comunidade a importância das pesquisas e sua influência no cotidiano do cidadão, as Universidades e os Centros de Pesquisa brasileiros estão se organizando para no dia 25 de outubro promover uma mobilização nacional de divulgação da ciência brasileira, o Dia C da Ciência. Alinhado a este princípio, em 2017, a Jornada de Divulgação Científica irá integrar a série de iniciativas realizadas pela comunidade acadêmica da UFJF.

Outras informações:

Centro de Ciências — (32) 2102-6913 e (32) 2102-6914)

Programação completa

Inscrição para atividades com vagas limitadas