A “Saúde Mental na Universidade: reflexões e diálogos sobre o adoecimento psíquico”será tema de mesa-redonda que acontecerá dia 19, às 18h, no anfiteatro de Estudos Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é organizado pela Liga Acadêmica de Saúde Comunitária (Lasc).   

O integrante da Lasc e estudante do oitavo período de Psicologia da UFJF, João Victor Ribeiro Toledo, explica que a intenção é reunir toda a comunidade acadêmica de Juiz de Fora neste debate. “Objetivamos ampliar esses diálogos e reflexões sobre a saúde mental nas universidades, trazendo falas de professores, técnico-administrativos em educação e estudantes, para analisarmos os diversos fatores que podem estar relacionados ao adoecimento psíquico. Queremos, portanto, expandir essa discussão para toda a comunidade acadêmica da UFJF e de outras faculdades da cidade, levando à reflexão sobre formas de prevenção e tratamento.”

A iniciativa  de realização do evento surgiu a partir de debates e campanhas lançadas na UFJF sobre ocorrências de sofrimento psíquico em virtude de pressões acadêmicas em cursos de graduação e pós-graduação. “Sabemos que essa temática vem sendo discutida em diversas vertentes e buscamos convergir tais diálogos e proporcionar um espaço de reflexão, juntamente com alunos, professores e demais trabalhadores”, salienta Toledo.

A mediação da mesa-redonda será realizada pela professora da Psicologia da UFJF, Fabiane Rossi. “Dentre os integrantes da mesa, teremos as presenças  das professoras da Faculdade de Medicina da UFJF, Ivana Moutinho e Andreia Ramos; da estudante de Engenharia da UFJF e ex-integrante do Diretório Central dos Estudantes, Leda Nagle; e de um profissional da psicologia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis ainda a ser definido.

Coleta de experiências

Durante a semana do evento, a Liga Acadêmica de Saúde Comunitária (Lasc) também pretende coletar experiências de trabalhadores e estudantes da UFJF sobre o adoecimento psíquico no ambiente universitário. Para tanto, a Lasc irá afixar, nos institutos e cantinas,  painéis com a indagação ‘Como a Universidade te adoece?’, nos quais poderão ser redigidos depoimentos acerca da temática. O material coletado ficará em exposição durante a realização do debate.

A mesa-redonda”Saúde Mental na Universidade: reflexões e diálogos sobre o adoecimento psíquico” é gratuita e aberta ao público em geral. O credenciamento para participação poderá ser realizado durante os primeiros 30 minutos do evento, das 18h às 18h30, na porta do anfiteatro de Estudos Sociais, na Faculdade de Direito da UFJF. Será conferido certificado de participação.

Liga Acadêmica

A Liga Acadêmica de Saúde Comunitária (Lasc) foi criada em 2016 atrelada ao Centro de Psicologia Aplicada da UFJF. A Gestão de 2016 foi composta por 15 estudantes de Psicologia, e suas ações buscaram a formulação de uma identidade para a Liga, firmando-se sob uma concepção de saúde integral da comunidade.

Neste ano, com uma diretoria formada por cinco estudantes remanescentes da primeira gestão e com o acompanhamento de duas tutoras professoras do Departamento de Psicologia da UFJF, a Lasc tornou-se interdisciplinar, abrindo vaga para participação de discentes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social, além da Psicologia.

Na atual gestão, a Lasc conta com 15 integrantes, sendo 11 alunos da Psicologia, três da Medicina e uma aluna do Serviço Social, tendo como finalidades principais a implementação, divulgação e realização de atividades que discutam e promovam temas da educação em saúde, saúde mental, promoção e prevenção, além de pesquisas e intervenções que abordem as referidas temáticas relacionadas à perspectiva comunitária.

Outras informações: Liga Acadêmica de Saúde Universitária

página do evento no Facebook