40% dos cursos avaliados conquistaram a nota máxima, enquanto os demais alcançaram o conceito 4, o segundo maior estipulado pela avaliação (Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

40% dos cursos avaliados conquistaram a nota máxima, enquanto os demais alcançaram o conceito 4, o segundo maior estipulado pela avaliação (Foto: Arquivo/UFJF)

Entre os dez cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 40% conquistaram a nota máxima, 5: Educação Física, Fisioterapia, Farmácia e Nutrição, sendo os dois últimos vinculados ao campus avançado de Governador Valadares (GV). Os demais cursos alcançaram o conceito 4, o segundo maior estipulado pela avaliação: Enfermagem, Farmácia (ligado ao campus base), Medicina, Nutrição (ligado ao campus base), Odontologia e Serviço Social.

“O Enade é um indicador muito importante da qualidade da educação oferecida pela Universidade, e tem um peso muito relevante no conceito da própria instituição”, considera a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage. “Nossos estudantes fazem o Enade com a bagagem adquirida ao longo dos cursos. Ou seja, a qualidade da educação pública, gratuita e de qualidade promovida pela UFJF se reflete nesses excelentes conceitos, que nos trazem muita satisfação, orgulho dos nossos estudantes e a responsabilidade de melhorar sempre, ainda que no cenário de crise e dificuldades para a educação pública no nosso país.”

Os resultados foram divulgados oficialmente nesta sexta-feira, 1°. A cada ano, o Enade analisa um grupo diferente de cursos de graduação, voltando a avaliar o mesmo conjunto após três anos. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Confira as notas da UFJF:

Farmácia (campus avançado)

Farmácia (campus base)

Nutrição (campus avançado)

Nutrição (campus base)

Odontologia

Serviço Social

GV: só nota máxima

Entre os dez cursos avaliados da UFJF, dois estão localizados no campus avançado, em Governador Valadares: Farmácia e Nutrição. Ambos realizaram o exame pela primeira vez e receberam a nota máxima. Michèle Farage reconhece que as notas obtidas pelos cursos e GV “denotam a qualidade da formação oferecida pela Universidade”. “É o resultado do empenho conjunto da administração, dos docentes e dos técnicos, e a seriedade e responsabilidade dos estudantes que participaram do exame. Sem dúvida, valoriza a nossa instituição, demonstrando que nossos egressos estão à altura dos desafios da vida profissional.”

A coordenadora do curso de Farmácia de GV, Regina Kelmann, faz coro à diretora Michèle. “Mesmo com a falta de infraestrutura, na adversidade, nós conseguimos fazer com que os acadêmicos tenham uma formação de qualidade. Fico feliz, em nome do nosso curso, de ter esse resultado tão palpável do nosso esforço.”

“Sem dúvida, valoriza a nossa instituição, demonstrando que nossos egressos estão à altura dos desafios da vida profissional.” (Michèle Farage)

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição de GV, Nizia Almeida, a notícia da nota máxima alegrou a ela e seus colegas. “Anteriormente, já colocamos os alunos do curso em contato com questões do Enade. Outro ponto que favoreceu esse resultado foi a integração que os estudantes promoveram junto aos projetos de pesquisa, de extensão e de monitoria. Ou seja, não é só uma questão de desenvolvimento apenas em sala de aula, mas sim de solidificar o conhecimento com outros elementos.”

Aumento na nota

No último exame do Enade relativo a curso da Faculdade de Educação Física (Faefid), o conceito obtido foi 4, o segundo maior na escala de notas. Já no resultado divulgado hoje, o curso já subiu para a maior avaliação, conquistando o conceito 5.

“Acima de tudo, é um mérito dos professores dos alunos, que se conscientizaram sobre a importância dessa avaliação, que vem justamente do resultado do trabalho conjunto de todos envolvidos no curso”, pondera a coordenadora do curso de educação física, Selva Barreto. “O resultado mostra como, quando trabalhamos em conjunto, conseguimos coisas muito melhores.”

Mantendo o nível de qualidade

O coordenador do curso de Fisioterapia, Diogo Felício, relembra que o curso já havia obtido a nota máxima na última avaliação do Enade. Agora, continua mantendo o maior conceito. “Atribuo isso ao comprometimento do corpo docente, do corpo discente, e à estrutura acessível ao longo do curso”, pondera. “Também promovemos palestras sobre a importância da própria avaliação do Enade junto aos estudantes, sensibilizando o quanto ele é importante não só para nós, UFJF, como também para o mercado no qual eles serão inseridos.”