(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Professor Fabrício Pereira Soares, do Departamento de Finanças e Controladoria da UFJF, ministrou palestra sobre planejamento e gestão (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

O Auditório II do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) esteve lotado na tarde desta segunda-feira, 28, quando, para celebrar os dez anos de implantação do Programa de Avaliação de Desempenho (Proades) dos técnico-administrativos em Educação (TAEs), a Coordenação de Avaliação e Movimentação de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) promoveu o 1º Encontro das Coordenações Setoriais do Proades.

O evento contou com a presença da vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Maria Castro, e da coordenadora de Avaliação e Movimentação de Pessoas, Léa Maria Chicre Araujo Salomão, além dos coordenadores de todas as unidades de avaliação, acadêmicas e administrativas do Proades.

“Após dez anos, esse primeiro encontro é muito importante, no sentido de apresentar a nova visão do Proades. Existe uma grande dificuldade, por parte do corpo técnico, de traçar metas factíveis, pelas quais se verificam as dificuldades, as potencialidades e onde se quer chegar, e o Proades vem contribuindo como uma ferramenta eficaz para o planejamento e a avaliação”, afirma Kátia Castro.

O programa foi aprovado pelo Conselho Superior em 27 de junho de 2007, por meio da Resolução 08/2007. Cada unidade de avaliação possui uma coordenação setorial de avaliação, formada pelo seu dirigente e por, no mínimo, dois técnicos, eleitos por seus pares integrantes da unidade de avaliação.

Para a coordenadora de Avaliação e Movimentação de Pessoas, Léa Chicre, “O evento, por ser o primeiro encontro, cumpriu sua missão, de fortalecer os laços entre as coordenações setoriais e de dirimir as dúvidas que se tem com relação a planejamento participativo, além, é claro, da valorização do trabalho em equipe”.

Durante o evento, o professor Fabrício Pereira Soares, do Departamento de Finanças e Controladoria da UFJF, ministrou a palestra “Planejamento e Gestão”. Segundo o docente, que é autor do livro “Lar S.A. Você e sua família na rota da prosperidade” (Editora Saraiva) e da coleção “Meu dinheirinho” (Editora Scrittore), os questionamentos levantados durante o encontro são essenciais para o amadurecimento da gestão acadêmica como um todo.

“Ao trazer conceitos de planejamento e gestão para o dia a dia do técnico, do professor, do aluno, estimulamos um debate sobre o que estamos fazendo, o que gostaríamos de fazer e sobre onde queremos chegar, e acho que este debate tende a contribuir para um caminho que seja de sucesso, de muitos frutos para a Universidade”, argumenta.

Kátia reitera as palavras do professor: “O Proades é uma avaliação de desempenho focada numa ação de melhoria, que traz inovação, e não, simplesmente, uma ação de atividades corriqueiras, como o atendimento pelo telefone, por exemplo, que é muitíssimo importante, mas não é para ser dimensionado nos termos que propomos no Programa”.

(32) 2102-3930 (Pró-reitoria de Gestão de Pessoas)