Para comemorar os 60 anos da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e também os dez anos que o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGcom) completa em 2017, será realizado um encontro de alunos, ex-alunos, funcionários e professores no dia 7 de outubro. O evento ocorrerá no Hotel Green Hill e a expectativa é reunir atuais estudantes, antigos alunos, professores e funcionários para celebrarem ambas as datas.

A organização espera contar com um público entre 300 e 400 pessoas na celebração, que não acontecia desde 2014. “Eu fico muito feliz de ver a volta do encontro de alunos, ainda mais sendo uma celebração de 60 anos do curso de Jornalismo dessa Faculdade que eu tanto gosto. Eu espero que a gente tenha uma festa muito linda e com muita gente”, afirmou o Diretor de Imagem Institucional da UFJF, professor Márcio Guerra. O diretor foi o responsável pela criação do encontro enquanto foi Diretor da Facom, e se disse “gratificado” com a resposta positiva que ocorreu após o anúncio do evento.

A demanda pela festividade após o anúncio também foi destacada pelo atual Diretor da Facom, professor Jorge Felz, que inclusive afirma que muitas antigas turmas planejam utilizar a festividade para realizarem encontros. Felz aponta a importância do evento já que, assim, “podemos mapear por onde nossos egressos andam. E a presença dos atuais graduandos junto a estes egressos é importante porque você constrói laços. A gente consegue assim ver o que estes alunos fizeram e quais são as perspectivas do mercado.”

Felz assegura que as possibilidades em encontros como este podem se converter em oportunidades no futuro: “Por serem alunos da mesma faculdade, com os mesmos professores, em um mercado cada vez mais competitivo que nós temos, criar laços e contatos é fundamental.” A oportunidade do evento é também ressaltada por Guerra, já que “poder reunir estas gerações todas, reencontrar os colegas de turma e, principalmente, oferecer a oportunidade aos alunos atuais de encontrarem quem está no mercado de trabalho é muito bom.”

A coordenadora do PPGcom, Gabriela Borges, afirma que a marca de dez anos representa um passo importante na consolidação do programa: “Hoje o curso já é muito conhecido pelo que foi construído ao longo dos anos. Isso foi depois de um processo de estruturação, e a cada processo seletivo temos muitos alunos que nos procuram”. Além da cerimônia, a coordenadora indica que também serão realizados outros eventos como forma de comemoração.

Gabriela também destaca a relevância de se realizar um levantamento sobre os destinos dos ex-alunos do programa: “É um momento em que os egressos poderão voltar à casa e é muito importante que a Universidade mapeie onde estão essas pessoas”. Segundo a coordenadora, o panorama do destino dos egressos é, inclusive, uma nova demanda da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e o PPGcom espera utilizar a festividade para auxiliar no levantamento de dados.

Outras informações: (32) 2012-3601/3602 Faculdade de Comunicação