No encontro, Márcio Guerra esteve com a diretora de Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia, Renata Neiva, ex-aluna da Faculdade de Comunicação da UFJF (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa do II Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (CGCUF), promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A Instituição está representada pelo professor e diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, que vai apresentar as ações de comunicação da Instituição que vem norteando o trabalho da Universidade.

“Um evento como esse mostra o quanto as universidades públicas estão, por meio de suas assessorias e deste Colégio de Gestores, tentando fortalecer, cada vez mais, a importância das universidades federais, num momento em que elas sofrem tantos ataques do atual governo, com corte de verbas e com o não reconhecimento a um trabalho tão importante para a pesquisa, a extensão e o ensino”, afirma Márcio Guerra.

O evento teve início nesta quinta-feira, dia 17, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, e continua até dia 19. A abertura contou com as participações do pró-reitor de Planejamento e Coordenação Geral da UFRN, João Emanuel Evangelista de Oliveira, e da Diretoria Executiva do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (CGCUF).

O presidente do Colégio de Gestores, Bruno Leal de Carvalho, da Universidade de São João del-Rei (UFSJ), afirmou que o evento é uma vitória da luta dos setores de Comunicação das universidades em busca de uma proposição de fortalecimento das gestões por meio da informação. Foi destacado também o desafio da comunicação em defesa das universidades públicas, num panorama sociopolítico em que as instituições federais de ensino superior (Ifes) estão sendo novamente atacadas.

Coube ao professor Wilson Bueno a responsabilidade da conferência de abertura, com o tema “Política  institucional de comunicação”. Em seguida, os gestores visitaram a sede do curso de Comunicação, além da Rádio e TV Universitária.

Na programação, estão incluídos temas como elaboração e implantação de política institucional de comunicação; a divulgação científica no contexto da comunicação pública; comunicação na interface dos sistemas de informação; interiorização e divulgação das universidades; e radiodifusão e gestão das emissoras públicas nas Ifes.

Diálogo com todos os públicos

Além de palestras, estão previstas mesas de cases em que as instituições podem apresentar e compartilhar suas experiências de comunicação com os demais participantes. O diretor de Imagem Institucional da UFJF apresentou a comunicação organizacional da Universidade e ressaltou o caráter humano do trabalho praticado pela atual reitoria.

“Tive a oportunidade de mostrar para meus colegas o trabalho que temos feito, focado, principalmente, numa comunicação para os nossos públicos, um público jovem, que são os estudantes, mas também com formas com as quais temos acessado os outros atores com quem a Universidade dialoga: professores, técnicos e a comunidade externa”, comenta.

Segundo Márcio Guerra, alguns dos principais trabalhos desenvolvidos pela Diretoria de Imagem Institucional foram exibidos no evento. “Foi mostrado o projeto ‘A hora do lanche’, o ‘Tô aqui’, nossas redes sociais e também a produção do nosso setor de criação, além das ações que desenvolvemos nos eventos e no programa de visitas da UFJF”.

Programação

Na parte da tarde desta quinta, a primeira mesa teve como tema “A divulgação científica no contexto da comunicação pública”. O assunto foi apresentado pelo coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, Ricardo Valentim e por Mônica Zacarias, do portal Nossa Ciência. Em seguida, foram feitas apresentações de cases sobre interiorização e divulgação de diversas Ifes e sobre a elaboração e implantação de política institucional de comunicação.

Na manhã da próxima sexta, 18, ocorrem apresentações das “Comissões Temáticas sobre Gestão das Assessorias de Comunicação; Formação”; e “TV e Rádio Universitárias”. À tarde será discutida “A comunicação na interface dos sistemas de informação”.

Em seguida, haverá a exposição de cases sobre “Radiodifusão e gestão das emissoras públicas nas Ifes”; e sobre “Divulgação científica nas Ifes: necessidades e oportunidades”.