Ingressar na universidade é, também, um desafio para a vida pessoal dos alunos. Muitas adaptações são necessárias à nova etapa de vivência estudantil. Além da transformação na rotina de estudos por conta de disciplinas, professores e colegas há, em alguns casos, a necessidade de mudança de casa e cidade. Se você é um dos ingressantes no ensino de graduação presencial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) neste semestre, fique atento aos projetos que a instituição oferece para o acolhimento, apoio e acompanhamento de alunos e alunas.

Pró-Reitoria de Assunto Estudantis (Proae)

“Boas Vindas” é uma ação voltada para a recepção dos novos alunos. A Proae mapeará a Universidade em grandes áreas para apresentar aos estudantes bolsas, programas e atividades desenvolvidas pela pró-reitoria. Os locais, as datas e os horários serão divulgados posteriormente.

Programa Fora de Casa: considerando que o número de estudantes de outras cidades é grande, a UFJF por meio da Proae organiza uma série de ações para dar suporte aos estudantes:

Seminário de Integração: o objetivo é criar um momento de integração dos alunos para que se sintam incluídos  a um grupo, criando pertencimento a uma coletividade. A proposta é a de levantar questões pertinentes à nova fase vivida pelo estudante.

Projetos Fora de Casa

Grupo ‘De Boas’ é psicoeducativo. Em linhas gerais, apresenta, de forma prática e objetiva, exercícios  e troca de experiências, para que o estudante possa se relacionar melhor com a ansiedade. O discente participa de seis  sessões teórico-práticas, com duração de duas horas cada uma. As atividades são semanais e visam ao enfrentamento de problemas e desafios cotidianos da vida.

Grupo ‘Fora de Casa’ é destinado aos estudantes que vieram de outras localidades e que estão lidando com uma série de mudanças e exigências da vida universitária. A vida longe da família e dos amigos; o sentimento de saudade; a divisão da moradia com pessoas, ainda, desconhecidas; o cuidado de si e da vida financeira; dentre outras temáticas são abordadas nas sessões semanais. O objetivo é favorecer a troca de experiências e a participação em atividades lúdicas, acompanhadas de reflexões relativas à nova fase de vida.

Oficinas Pedagógicas:  trabalham os conteúdos relacionados com a gestão e a organização do tempo no contexto acadêmico, além de estratégias e atitudes para um melhor desempenho nas provas e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Outras informações:

Proae: prédio da Reitoria, no Centro do Campus

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Telefone: (32) 2102-3887

secretaria.proae@ufjf.br

Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf):

Entre suas atribuições estão a promoção de condições institucionais que permitam a implementação e o acompanhamento de políticas públicas voltadas às ações afirmativas na UFJF, atuando em parceria com as pró-reitorias, especialmente nas questões relacionadas à população negra; LGBTTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos); pessoas com deficiência; sistema de cotas; e relações interpessoais. O setor desenvolve ao longo do ano inúmeras atividades, visando ao fortalecimento das boas relações interpessoais na Universidade.

“Acolhimento acadêmico: uma estratégia de inclusão para discentes com necessidades educacionais específicas”

É uma das ações da Diaaf. Tem como objetivo identificar e propor estratégias pedagógicas e institucionais para que o aluno com necessidades educacionais específicas possa ter equiparação de oportunidades e acesso ao aprendizado na UFJF, por meio de oferecimento de uma assistência psicopedagógica, seguindo as demandas individuais e coletivas.

O acolhimento pode ser agendado por telefone ou e-mail

Outras informações:

Diretoria de Ações Afirmativas: prédio da Reitoria, no Centro do Campus

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Telefone: (32) 2102-6919.

acoesafirmativas@ufjf.edu.br  

Ouvidoria Especializada:

É o setor responsável por acolher as demandas de estudantes, terceirizados, técnico-administrativos em educação (TAEs) e professores da UFJF  vítimas de discriminação, preconceito, violências e opressões  vivenciadas no ambiente universitário. Além disso,  realiza o acompanhamento das denúncias e dos processos junto à Diaaf, oferecendo assistência psicopedagógica e acompanhando todo o processo.

Outras informações:

Ouvidoria Especializada – sala da Diretoria de Ações Afirmativas, no prédio da Reitoria, no Centro do Campus

Funcionamento:  segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Telefone: (32) 2102-6919.

ouvidoriaespecializada.diaaf@ufjf.edu.br