A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou uma consulta junto à comunidade acadêmica para que esta apresentasse novas formas de práticas sustentáveis e racionalização dos gastos. O Plano de Logística Sustentável (PLS) recebeu 564 contribuições de estudantes, professores, técnico-administrativos em educação (TAEs) e funcionários terceirizados.

Todas as contribuições enviadas serão adicionadas ao documento final do Plano, que será apresentado em uma reunião do Conselho Superior (Consu) e as respostas serão cruzadas com levantamentos que estão sendo feitos sobre os gastos da instituição, para a  elaboração de metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação.

A comunidade acadêmica pôde participar elencando quais práticas auxiliariam na redução de custos, relacionadas ao uso mais consciente de água e energia elétrica, bem como quais seriam as melhores formas de aproveitamento de papel, cartuchos de impressoras e copos descartáveis. Outra opção disponível aos participantes dizia respeito à intensificação da coleta seletiva, que no momento é praticada pela Associação Municipal dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf) e a Associação Lixo Certo (Alicer).

O Plano de Logística Sustentável abriu espaço para que fossem apresentadas também práticas para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, como aulas de ginástica e sessões de fisioterapia. Além disso, a consulta  propôs a realização de feiras orgânicas no campus.

O Plano é organizado por uma comissão presidida pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Salomão Condé e é composta por Rosana Colambara, coordenadora de Sustentabilidade da UFJF;  Janezete Marques, pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, e pelos professores Júlio Teixeira, Eduardo Barrère e Rubens de Oliveira. As diretrizes para criação do Plano de Logística Sustentável foram determinadas pela Instrução Normativa nº 10, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Outras informações: (32) 2102 – 6377    Coordenação de Sustentabilidade da UFJF