Entre os dias 23 e 30 de julho, Juiz de Fora estará embalada pelos acordes e harmonias do 28º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. O evento é uma realização da Pró-reitoria de Cultura e do Centro Cultural Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e oferece apresentações e oficinas gratuitas em diversos lugares da cidade. Para entrar no clima do Festival, a UFJF preparou uma playlist no Spotify com algumas das atrações e homenageados que podem ser encontrados na plataforma.

claudio-monteverdi-3Claudio Monteverdi (1567 – 1643)

No aniversário de 450 anos de seu nascimento, o compositor, maestro, cantor e gambista italiano é um dos homenageados desta edição. Claudio Monteverdi é considerado uma personalidade muito influente da música ocidental, sendo responsável por inovações que quebraram com as tradições do Renascimento e foram reproduzidas nos estilos sucessores. O italiano também se destacou pelas suas óperas e uma delas, Il ballo delle ingrate, será apresentada pela Ópera Monteverdi como encerramento da programação.

Retrato_de_José_Maurício_Nunes_Garcia_-_detalhePadre José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830)

Descendente de escravos, os talentos do padre católico José Maurício Nunes Garcia despontaram desde cedo e foram ferramentas essenciais na sua jornada de pregação. Ele viveu em um período de grandes mudanças políticas e culturais no Brasil, testemunhando o Brasil colonial e o Império independente. De certa forma, essas reviravoltas foram traduzidas nas músicas desse multi-instrumentista brasileiro que também é um dos homenageados do festival.

Marco-Brescia-foto-Kika-AntunesMarco Brescia

O organista ítalo-brasileiro radicado na cidade de Porto, em Portugal, é especializado na interpretação da música de tecla ibérica e italiana, tendo grande renome no circuito de festivais da Europa e da América Latina. Além de ministrar uma oficina no Instituto de Artes e Design (IAD), ele se apresenta na Igreja do Rosário com composições do espanhol Padre Antônio Soler.

quintetoQuinteto Villa-Lobos

Fundado em 1962, o Quinteto Villa-Lobos é detentor de inúmeros prêmios e reconhecimentos, nacionais e internacionais, já tendo sido indicado, em 2012, ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Instrumental com o projeto “Rasgando Seda”. Com vários CDs lançados, o Quinteto é sempre uma forte presença nos festivais internacionais de música e na quarta-feira, 26, ele se apresenta no palco do Cine-Theatro Central.

Acesse o perfil da UFJF no Spotify.

Confira a programação completa do Festival.