Com o objetivo de promover discussões e reflexões acerca da responsabilidade de todas as pessoas na construção de relações de trabalho saudáveis em toda comunidade da UFJF, as Pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progepe) e Assistência Estudantil (Proae), a Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas e as Diretorias de Ações Afirmativas (Diaaf) e de Imagem Institucional se reuniram para criar uma série de debates sobre o tema.

Serão destacados modelos de gestão que promovam a participação e o compromisso das pessoas na coibição das ações que possam caracterizar assédio ou outros tipos de violência nas relações interpessoais nos ambientes da Universidade.

O desconhecimento por parte dos trabalhadores e alunos sobre a temática do assédio moral, por exemplo, envolve uma grande dificuldade de se prevenir a ocorrência dessa coerção. “Entendemos que esse processo de discutir sobre esses assuntos pode trazer ideias de intervenções futuras. O ciclo é o primeiro passo a ser dado para pensarmos na melhoraia desse contexto”, explica Renata Faria, coordenadora da Cossbe (Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar), setor da Progepe.

Um estudo realizado por Renata sobre a relação entre trabalho e saúde mostrou o quão importante é o reconhecimento do esforço do outro, o apoio social e o bom relacionamento entre colegas no ambiente de trabalho, assim como o sentimento de se sentir útil na sua função. “Identifiquei que os técnicos, mesmo não estando inseridos em uma sala de aula, se sentem parte daquele ambiente. Quando atende a um aluno, um bolsista, e ajuda na sua formação, ele se sente vinculado a essa missão maior: o ensino, a pesquisa e a extensão.”

Segundo Vânia Bara, da Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas, é muito oportuna a realização do evento no momento. “Como será aberto a todos, acredito que ele possa promover essa reflexão tão necessária para a comunidade acadêmica no geral. Tentaremos contribuir para melhorar as relações nos ambientes de trabalho, nas salas de aula, entre professor e aluno (onde também percebemos muitos problemas), que podem ser muito conflituosas. O intuito é desencadear essas reflexões e estendê-las por mais tempo.”

Confira abaixo o cronograma dos debates:

. Relações humanas e saúde no trabalho: 24 de agosto, às 9h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFJF;

. Assédio no ambiente de trabalho: 21 de setembro, às 9h, no anfiteatro do Centro de Ciências da UFJF;

. Desafios no contexto universitário no enfrentamento do assédio: 17 de outubro, às 9h, no anfiteatro de Estudos Sociais, Faculdade de Direito.

Outras informações(32) 2102-3930 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas
(32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas