Com o objetivo de debater o tema e planejar as principais atividades que envolvem a Política de Ações Afirmativas da UFJF acontece, na próxima quinta, 29, o evento Diversidade na UFJF. A iniciativa é uma realização da Diretoria de Ações Afirmativas, em parceria com o campus avançado, e pretende traçar ações e fundamentos a serem desenvolvidos no âmbito das Relações Étnico-raciais, da Inclusão e Acessibilidade das pessoas com deficiência, da Identidade de Gênero e Diversidade Sexual e da Vulnerabilidade Social. A programação pode ser vista na imagem a seguir.

programação diaff governador valadares

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica da UFJF-GV. Na programação, além de palestra sobre o tema com o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, haverá grupos de trabalho para debater questões específicas em rodas de conversa. Segundo o psicólogo da UFJF-GV, Lucas Nápoli, os grupos vão “debater temas como identidade de gênero, direitos humanos e vulnerabilidade social, além de elaborar propostas de ações a serem realizadas. As propostas serão levadas à plenária, onde serão apresentadas as sínteses das discussões”.

Após a apresentação, serão eleitos dois representantes do campus avançado para participar do Fórum da Diversidade, que irá elaborar a Política de Ações Afirmativas da Universidade. Para Lucas, o evento tem importância adicional no sentido de esclarecer os fundamentos das Ações Afirmativas. “Muitas pessoas relacionam o tema apenas à questão social, mas Ações Afirmativas englobam também vertentes de outros grupos minoritários da sociedade, que também acabam sofrendo vulnerabilidades e desigualdades”.

Lucas ainda reforça a importância de a Universidade promover eventos como este, que incentivam a discussão pública através de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. “Apesar de ser um tema relativamente recente em sua discussão de forma profunda na Universidade, o evento mostra o papel social da UFJF. As políticas de Ações Afirmativas são estratégias que buscam promover maior igualdade e maior equidade na sociedade. Esse conhecimento será aplicado não só no ambiente acadêmico, mas na vida social dos participantes”, finaliza.

O evento Diversidade na UFJF acontece no dia 29 de junho, a partir das 9h, na sala 407 do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Pitágoras. As vagas são limitadas. Clique aqui para se inscrever.