Vive-se num tempo em que a comunicação acontece de maneira cada vez mais intensa e acelerada. E as organizações têm valorizado os profissionais com boa capacidade de se comunicar, tanto na fala quanto na escrita, incluindo, por exemplo, prova de redação nos seus processos seletivos. É importante destacar que a habilidade para escrever textos com sentido e mensagens bem articuladas é algo que exige treino e dedicação, além de muita leitura. Por isso, no #ufjfoportunidades de hoje, listamos dicas de curso gratuitos para que você possa aperfeiçoar sua capacidade de escrita.

Redação Geral – Este curso tem como objetivo apresentar ao aluno os principais recursos para a elaboração de textos claros e objetivos; como identificar e evitar palavras e expressões que empobrecem e dificultam o entendimento de um texto; qual a conceituação e estrutura dos principais documentos oficiais; como utilizar expressões de tratamento e vocativos, entre outros. O curso é reconhecido pelo MEC, tem carga de 40 horas e vale certificado. O único pré-requisito é já ter finalizado o ensino médio e é aconselhável para todos os cursos.

Redação em Mídias Sociais – Hoje em dia quase todo mundo tem redes sociais e as grandes empresas também (e estão de olho no que você posta, antes mesmo de sua contratação). Porém cada plataforma tem uma forma própria de se comunicar. Este curso tem o objetivo de oferecer aos iniciantes uma boa base sobre o espaço de criação de conteúdo para o Twitter, nas páginas do Facebook, Instagram, entre outras redes. Aqui você vai aprender qual a melhor forma de comunicação para cada rede e, assim, obter os seus objetivos mais facilmente.

Curso de Escrita Criativa – Já pensou em escrever um livro, mas sentiu dificuldade em passar suas ideias para o papel? O Creative Writing Course – The Crafty Writer’s tem um curso de Escrita Criativa, muito popular em outros países, voltado para aqueles que sonham em escrever uma ficção. O conteúdo do curso está dividido em oito sessões, entre elas: libertando sua criatividade, escrevendo personagens e escrevendo diálogo. O aluno também fará 32 exercícios para colocar em prática o conhecimento adquirido. Para os brasileiros, o curso não é só uma oportunidade de aprender de graça sobre escrita, mas também de praticar o inglês.

Curso de Redação Publicitária – O curso é voltado para alunos da Comunicação, mas atrai todos aqueles que desejam desenvolver uma nova forma de se comunicar estrategicamente, com foco no marketing. O curso contribui para formar redatores capazes de criar textos relevantes, chamadas sintéticas, ricas, persuasivas e claras. Alguns dos conteúdos abordados são: títulos para campanhas, técnicas de persuasão, ferramentas de marketing, entre outros.

Curso de Roteiro em TV e Cinema – Escrever ficção para TV é um ofício que exige conhecimento e técnica por parte do roteirista. O Curso de Roteirista de TV e cinema pretende capacitar o aluno a escrever roteiros para televisão e cinemas em geral, sobre os mais diversos temas, ensinando técnicas que são usadas no mercado, e até conteúdos mais específicos como: criação de personagens, de ambientes e outros conceitos fundamentais.