26664074153_f0a29e8158_z

“No caso da UFJF, o mais importante é o fato de que nós estamos retornando aos fóruns nacionais” – professor Eduardo Condé (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Eduardo Salomão Condé, foi eleito, nesta quinta-feira, 16, para exercer a vice-coordenação da Regional Sudeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad).

A Regional Sudeste integra um órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), tem caráter permanente e reúne os pró-reitores de planejamento, de administração e ocupantes de cargos equivalentes destas instituições.

“É uma voz que se soma ao coletivo nacional, que é constituído por representantes de todas as regionais. Assim, o coordenador e o vice-coordenador podem ter assento na esfera nacional do Forplad. Isso quer dizer que nós participamos mais diretamente das decisões e formulações do Fórum”, afirma Condé.

O Fórum

A entidade é constituída por cinco regionais, que reúnem as universidades de cada área do território brasileiro (Centro-Oeste, Nordeste, Norte,Sudeste e Sul). Condé foi eleito para exercer a vice-coordenação da regional Sudeste, composta por 21 universidades federais, dos estados do Espírito Santo (1), Minas Gerais (12), Rio de Janeiro (5) e São Paulo (3).

O Forplad tem, como objetivos principais, estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES); promover o intercâmbio entre as IFES de temas de interesses do fórum; consolidar e divulgar documentos junto às IFES; além de assessorar os dirigentes das IFES e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à Andifes.

UFJF retoma protagonismo nos fóruns de discussão da educação superior brasileira

De acordo com o pró-reitor, a eleição marca a volta da Universidade às instâncias de discussão da gestão do ensino superior federal no país. “No caso da UFJF, o mais importante é o fato de que nós estamos retornando aos fóruns nacionais. Isso significa que nós ficamos muitos anos fora dos debates, das discussões que envolviam o futuro das universidades coletivamente. Agora, nesta Gestão, estamos recuperando essa participação. O reitor já havia dito isso, quando assumiu, e todos os pró-reitores estão se dedicando a participar, diretamente, dos fóruns e essa participação acaba trazendo a nossa contribuição e tem sido importante não apenas no Forplad, como em outros fóruns”, argumenta.

Para o gestor, a eleição é fruto da retomada da UFJF como protagonista dos debates que envolvem os rumos da educação brasileira e do esforço da Administração Superior em oferecer transparência e tornar coletivas as discussões que envolvem os rumos da Universidade. “Estamos há um ano no fórum e este é um reconhecimento dos colegas de que o trabalho que realizamos lá é bem feito. Da mesma maneira, é importante considerarmos a gentileza e coesão do grupo; as decisões, em geral, são tomadas por consenso, e o grupo é muito unido e próximo, o que colaborou muito”, finaliza o professor Condé.

O mandato de Eduardo Condé é válido por dois anos. A coordenação do Forplad ficará a cargo de Inessa Laura Salomão, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ).

Outras informações: (32) 2102-3918 – Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças