Ocorreu nesta quarta-feira, 18, o Fórum de Extensão Universitária dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que, em caráter consultivo, debateu a minuta do Edital 01/2017 de Programas e Projetos e Extensão de Demanda Espontânea com Concessão de Bolsas de Extensão, conhecido como Edital Geral da Extensão. Participaram do fórum toda a equipe da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e professores e técnico-administrativos da UFJF interessados em submeter programas e projetos de extensão ao futuro edital, que tem previsão de lançamento no dia 15 de fevereiro.

fsfs

Para pró-reitora de extensão, Ana Lívia Coimbra, fórum propicia um espaço coletivo ampliado, em busca de decisões construídas democraticamente (Foto: Géssica Leine)

Segundo a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia de Souza Coimbra, o fórum propicia um espaço coletivo ampliado, que visa debater a política de extensão da Universidade, em busca de decisões construídas democraticamente. “A pró-reitoria está aberta à participação e ao debate coletivo, ouvindo docentes, técnico-administrativos e estudantes na criação dos editais de extensão.”

Na avaliação da pró-reitora, a reunião foi produtiva ao apresentar ampla adesão da comunidade universitária no debate do Edital Geral de Extensão. “Há uma preocupação grande dos professores e dos técnico-administrativos em criar condições para que as atividades externas dedicadas às comunidades se desenvolvam da melhor forma possível. Além disso, temos sempre uma resposta muito positiva quando os proponentes dos projetos são convocados a colaborar”, avalia Ana Lívia.

Membro do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF, Luciane Monteiro considerou importante a abertura à discussão. “Essa chamada à colaboração demonstra o viés da política de extensão da atual administração da Universidade.”

Boa Vizinhança
Na última terça-feira, 17, foram discutidos pelo Fórum de Extensão de Juiz de Fora a minuta do edital de projetos específicos para o Programa Boa Vizinhança Juiz de Fora, que visa atender às comunidades de 43 bairros do entorno do campus, conforme levantamento preliminar de demandas feito pela Proex.

A próxima reunião será feita pelo Fórum de Extensão de Governador Valadares, a fim de discutir a minuta do edital do Programa Boa Vizinhança Rio Doce, que será realizado na cidade, com o objetivo de atender às comunidades atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão, no município de Mariana, acontecido em novembro de 2015.