Cerca de 1.600 formandos se inscreveram para participar da colação de grau unificada, do segundo semestre de 2016, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As solenidades ocorrerão do dia 15 ao dia 17 de fevereiro, no Cine-Theatro Central, sendo duas por dia, uma às 19h e outra às 21h.

Poderão retirar os diplomas aqueles que tiverem concluído seus cursos e que não possuírem pendências junto às bibliotecas da UFJF. O aluno pode verificar todas as informações sobre pendências no seu Siga, e caso tenha problemas junto às bibliotecas, deve procurar a Biblioteca Central, das 8h às 18h, para a emissão do “Nada Consta”.

Os oradores e os juramentistas serão escolhidos após reunião dos representantes dos cursos, com a equipe do Cerimonial, que acontecerá na Diretoria de imagem Institucional, na segunda-feira, dia 9, à partir das 8h30. É de extrema importância o comparecimento nesta reunião para que sejam sanadas todas as dúvidas e sejam definidas as funções de oradores e juramentistas. Os nomes dos representantes são indicados pelo coordenador ou escolhidos pelas turmas. O aluno estrangeiro que desejar executar o hino de seu país durante a cerimônia deve enviar e-mail com a solicitação para cerimonial@ufjf.edu.br.

Os formandos receberão cinco convites para distribuírem aos convidados para entrada no teatro, sendo dois VIPs — para assentos mais à frente — e três convencionais. As datas para retirada serão definidas após a reunião dos representantes com a equipe do Cerimonial. Caso estes não possam buscar os convites a retirada pode ser feita por representantes, que devem informar o nome e o curso do aluno, não sendo necessária procuração.

É solicitada a chegada dos formandos com uma hora e meia de antecedência no dia do evento, pois é necessário que este retire as becas no local, além de assinar o termo de presença e organizar a fila para entrada e, posteriormente, fazer a retirada de seus certificados.

Os estudantes que não comparecerem à colação devem enviar justificativa por escrito e um procurador, com procuração registrada em cartório, para pegar o diploma. Caso não seja possível, o estudante pode agendar outra data, com justificativa, ou participar da cerimônia de Colação de Grau do próximo semestre.

A Colação de Grau de Governador Valadares acontecerá entre os dias 3 e 5 de abril, coincidindo com a recepção dos calouros e contará com cerca de dez formandos.

Confira as datas por curso:

15 de fevereiro, às 19h: Ciência da Computação; Ciências Exatas; Estatística; Física; Licenciatura em Computação – EAD; Matemática; Matemática – EAD; Química; Química – EAD; Sistemas de Informação; Pedagogia; Pedagogia – EAD; e Medicina

15 de fevereiro, às 21h: B.I em Ciências Humanas; Ciências Sociais; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Turismo; e Fisioterapia

16 de fevereiro, às 19h: Ciências Biológicas; Nutrição; Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia Computacional; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos; Engenharia Elétrica – Robótica e Automação; Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência; Engenharia Elétrica – Telecomunicações; Engenharia Elétrica – Energia; e Engenharia Mecânica

16 de fevereiro, às 21h: Educação Física; Educação Física – EAD; Enfermagem; Farmácia; Odontologia; Comunicação Social; e Jornalismo

17 de fevereiro, às 19h: Administração; Administração Pública – EAD; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Letras – Bacharelado; Letras – Espanhol; Letras – Inglês; Letras – Italiano; Letras – Português; Serviço Social

17 de fevereiro, às 21h: Direito; Artes; B.I em Artes e Design; Bacharelado em Artes Visuais; Bacharelado em Cinema e Audiovisual; Bacharelado em Design; Bacharelado em Moda; Licenciatura em Artes Visuais; Música

Outras informações: (32) 2102-3966 (Cerimonial)