trabalhador-fazendo-um-trabalho-de-pesquisa_1012-221Todos sabemos que a graduação é uma entre várias etapas a ser cumprida quando se quer conseguir aquele emprego dos sonhos, na área que você estudou, seja em empresa privada ou instituição pública. Pensando nisso, com o apoio do professor Danilo de Oliveira Sampaio, coordenador do Mestrado Acadêmico em Administração, listamos, na coluna #ufjfoportunidades desta semana, cinco dicas que podem ajudá-lo na hora de fisgar a vaga desejada:

1) Use a falta de experiência a seu favor
decisoes-de-negocios_1212-27 (1)Se por um lado a falta de experiência é vista como ponto negativo na hora de buscar um emprego, por outro, você tem chances de virar o jogo. Muitas pessoas que já passaram por diversos empregos acabam tendo dificuldade de se adaptar em uma nova empresa. Mostre, então, o quão disponível a se adequar às mudanças e às particularidades da empresa ou instituição você está. Isso certamente contará a seu favor. Muitos empregadores preferem candidatos sem experiência, pois não possuem “vícios” anteriores, e assim podem atender as demandas do novo cotidiano. Iniciativa e disposição contam a favor.

2) Procure ajuda dos seus professores
reuniao-de-negocios-com-quatro-trabalhadores_1212-72Os professores com quem você mantém contato quase diariamente estão de olho nos alunos, nas qualidades e nas particularidades que os destacam. Então se você tem um professor mais próximo e voltado para a linha profissional que você quer trilhar, não exite em pedir ajuda. Eles podem conhecer melhor o mercado de trabalho e manter contato com ex-alunos que atualmente estão na sua área pretendida. Podem lhe apresentar ou recomendá-lo. Participe na graduação de projetos de pesquisa e extensão relacionados à área e aproveite para avisar que está à disposição para colaborar em trabalhos.

3) Deixe uma boa primeira impressão
aperto-de-mao_23-2147506280 (1)É normal se sentir intimidado em entrevistas de emprego, ainda mais aquelas sonhadas e planejadas há anos, mas tente ao máximo não demonstrar insegurança. Tente planejar a impressão que você quer realmente passar ao seu entrevistador, tais como: a roupa que você vai escolher para a entrevista, a forma como você se comunica e sua linguagem corporal. Outra forma de deixar uma boa impressão é ser gentil e educado com todos, desde o porteiro ao diretor. Um desconhecido que você encontra no elevador e trata com apatia pode ser seu futuro chefe ou até o presidente da empresa ou instituição.

4) Diploma não é tudo
tendo-e-design-ideia_1133-152Quem nunca ouviu algum colega de turma dizendo que está na faculdade apenas pelo diploma? O certificado de conclusão certamente é importante, mas não é tudo. Você deve ter outros objetivos maiores. Uma dica é: saiba um pouco sobre todos os assuntos e áreas que você busca em um emprego, mas se especialize nas que você mais deseja. Faça cursos, workshops, leia muito sobre, busque especializações, e se torne um referencial naquele assunto. Cursos de idiomas são necessários e fundamentais, principalmente inglês. Não é mais diferencial conhecer idiomas, mas sim regra de participação em processos seletivos. Aproveite a Universidade e faça cursos instrumentais de diferentes idiomas.

5) Crie currículos específicos para cada emprego
mulher-de-negocios-que-tem-uma-ideia_1133-153 (1)O currículo é um elemento importante na busca do primeiro emprego: será responsável pela primeira impressão sobre você. Então, nada de currículos gerais e iguais para as variadas vagas que procurar! Faça específicos para cada vaga pretendida. Outro ponto importante é a organização: as informações principais precisam estar visíveis e fáceis de serem localizadas. Na semana passada, a criação de currículo foi o tema do #ufjfoportunidades. Acesse: 10 dicas para seu currículo não passar despercebido.