O Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) das unidades acadêmicas da UFJF realiza sua primeira reunião, na quinta-feira, dia 28 de julho. O encontro acontece na Biblioteca do Instituto de Ciências Humanas (ICH), das 8h às 12h, e discutirá a saúde e a qualidade de vida no trabalho, em um processo de construção e de responsabilização individual e coletiva no contexto institucional.

A abertura contará com a presença da vice-reitora, Girlene Silva, e da titular da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar do Trabalhador (Coosbe), Renata Faria. A programação ainda prevê o debate “Tecendo Ideias” e uma mesa-redonda, mediada pela professora do Departamento de Psicologia, Edelvais Keller, onde coordenadora do Coosbe falará sobre o tema “O sentido da relação trabalho e saúde para os assistentes em administração da UFJF, e a doutoranda em Psicologia, Francesca Stephan Tavares, abordará o tema “O cotidiano do professor da UFJF: saúde emocional e relacional”.

A proposta dos núcleos está em consonância com a Política de Atenção à Saúde do Servidor (portaria normativa número 03, de 7 de maio de 2010, do Ministério do Planejamento), e foi contemplada na Resolução do Conselho Superior 11/2014, que aprova o Pró-Vida (Programa para Qualidade de Vida dos Servidores Públicos Federais da UFJF). Cada unidade acadêmica da Universidade deve ter um núcleo, formado, no mínimo, pelo dirigente do setor, por um técnico-administrativo e por um docente, para estar atenta às questões de saúde no trabalho do setor, e contribuir para uma gestão compartilhada, com o objetivo de propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial a melhoria das condições e a prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas às funções exercidas. De acordo com a portaria, cada núcleo deve, ainda, valorizar e estimular a participação dos servidores, enquanto protagonistas e detentores de conhecimento do processo de trabalho, na perspectiva de agentes transformadores da realidade.

De acordo com a coordenadora do Coosbe, Renata Faria, devem participar da reunião os integrantes dos núcleos de Atenção à Saúde das unidades acadêmicas. Ainda neste segundo semestre, está prevista uma itinerância de representantes do Cossbe às unidades administrativas.

2102-3930 – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas