Jose Luiz Ribeiro - lançamento Cancioneiro Divulgação Foto Twin Alvarenga

Noite de autógrafos: Jose Luiz Ribeiro lançou a obra no Forum da Cultura(Foto:Twin Alvarenga)

Em mais uma noite de comemorações pelos 50 anos do Grupo Divulgação (GD), na quinta-feira, dia 7, José Luiz Ribeiro lançou o livro “Cancioneiro Divulgação”, no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante a noite, o autor da obra e fundador do grupo distribuiu autógrafos e reencontrou amigos que já passaram por lá nesses 50 anos.

O livro é resultado da vontade de José Luiz de reunir os diferentes momentos do Divulgação, para comemorar o momento. Disposto em sextilhas e fotos, a obra se tornou um álbum de recordações. “Quando eu comecei a fazer os versos, meu pensamento era fazer um espetáculo que juntasse todos os ex-membros, então, comecei a fazer sextilhas. De repente o negócio ficou muito animado e falei: olha, isso pode virar um livro!”, ressaltou.

Dezenas de amigos e ex-integrantes do grupo, sua esposa e os filhos estiveram presentes no lançamento. Para José Luiz, a emoção em rever tantas pessoas queridas, que fazem questão de prestigiar o Jubileu de Ouro do GD, é indescritível. “É uma emoção enorme, porque são filhos do coração, que já me trazem os netos do coração, é um momento muito feliz. Uma pessoa se deslocar do Sul para cá, outra veio do Norte. É uma grande emoção.”

José Márcio de Carvalho Filho, o Suca, foi um dos ex-membros presentes. Ele falou da alegria em participar do momento. “A emoção que dá quando a gente volta aqui é de ver que essa história começou muito antes de mim, passou por mim e graças a Deus vai continuar por muitos anos depois.” Ele também se emociona em ser relembrado na obra. “Quando a gente se vê retratado aqui, ao lado de tantos companheiros, tão bom tempo, é uma emoção incrível.”

lançamento Cancioneiro Divulgação - José Luiz Ribeiro e Suca Foto Twin Alvarenga

José Márcio de Carvalho Silva, o Suca, relembrou os dez anos vividos no Grupo Divulgação ( Foto: Twin Alvarenga)

Suca relembrou os bons momentos que viveu no GD pelos dez anos em que o integrou, de 1984 a 1994. “Na verdade a maior lembrança do Divulgação é a maior escola de vida que é isso aqui. Isso aqui não é uma escola de teatro. Aqui, no auge da minha adolescência eu aprendi principalmente que eu não era eu, eu era nós e aprendi que o teatro só funciona com a participação de todos”. E falou da vontade de voltar ao palco do grupo. “Ator a gente é até o último dia da vida! Vou voltar a pisar nesse palco com certeza”.

“Cancioneiro Divulgação”

A obra reúne versos sobre momentos históricos do Grupo Divulgação, relembrando nomes, repertórios e espaços, desde o tempo da Faculdade de Filosofia e Letras, no Alto dos Passos, quando o grupo foi fundado.

Pensado para registrar o Jubileu de Ouro do GD, o livro tem produção gráfica de José Luiz Ribeiro, diagramação e tratamento gráfico de Franciane Lúcia, capa assinada por Augusto França e revisão e pesquisa de Márcia Falabella. O tratamento das imagens foi feito por Messias Matheus e Saulo Machado. Douglas Zimmermann e Victor Dousseau colaboraram na organização.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)