fsfsfs

Para coordenador Fernando Guilhon, reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido no âmbito da UFJF pode facilitar novos convênios e intercâmbios.

O Centro de Mediação Extrajudicial da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora foi homenageado com uma Menção Honrosa na premiação “Conciliar é Legal”, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça, no dia 26 do mês passado. O evento propõe identificar e disseminar as ações de modernização judiciária, especialmente aquelas baseadas na resolução de conflitos.

Coordenado pelo professor Fernando Guilhon, o centro foi notabilizado na categoria Ensino Superior, pelos trabalhos desenvolvidos desde 2013, como parte do projeto de extensão Dialogar, que trabalha com mediação extrajudicial e estudos sobre o tema, além da realização de atividades culturais — como oficinas de expressão corporal, debate sobre gêneros, seminário sobre escuta ativa — a fim de aprimorar a qualidade de seus mediadores, como explicou Guilhon.

O professor, que recebeu a homenagem representando o Centro, desde 2014 leciona na Faculdade de Direito da UFJF – onde também se formou na graduação – avaliou a premiação como um reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido no âmbito da UFJF, conferindo visibilidade ao Projeto Dialogar e facilitando a celebração de novos convênios e intercâmbios, participação em congressos e palestras, nacionais e internacionais.

“Para o Poder Judiciário, a prática da mediação por meio da Escola Transformativa significa a humanização do acesso à justiça, o compartilhamento de responsabilidade com a sociedade organizada para solucionar conflitos com maior profundidade emocional e reforço ao exercício da cidadania, pois a mediação se baseia no conceito de autonomia.O reconhecimento do trabalho é sempre bom para vermos os frutos e ao mesmo tempo sempre lembrarmos que podemos mudar e contribuir para uma sociedade melhor.”