Estabelecimento tradicional no campus e região, Farmácia Universitária agora conta com convênio entre UFJF, Faculdade de Farmácia e a Prefeitura de Juiz de Fora (Foto: Géssica Leine)

Estabelecimento tradicional no campus e região, Farmácia Universitária agora conta com convênio entre UFJF, Faculdade de Farmácia e a Prefeitura de Juiz de Fora (Foto: Géssica Leine)

Presente na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) há 22 anos e destaque regional em atendimento de saúde, a Farmácia Universitária volta a abrir suas portas na segunda-feira, dia 11, às 14h30. Após passar por uma série de mudanças e avanços desde sua suspensão, em abril de 2015, o estabelecimento retorna fruto de um convênio entre a Universidade, Faculdade de Farmácia e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Segundo o diretor da Faculdade de Farmácia, José Otávio Corrêa, a reabertura é motivo de celebração e gratidão à comunidade universitária. “O período que enfrentamos foi percorrido com a ajuda de vários setores da Instituição, através de professores, alunos,  técnicos administrativos e terceirizados”, aponta. O coordenador da Farmácia Universitária, Marcelo Silvério, ecoa os agradecimentos do colega e pontua a qualidade do trabalho oferecida aos pacientes da região. “Nossos farmacêuticos, professores e estudantes vão efetivamente atuar como profissionais de saúde, atendendo e auxiliando de forma correta a população local”, afirma. “Construímos um serviço inovador.”

“Construímos um serviço inovador”, afirma o coordenador da Farmácia Universitária, Marcelo Silvério

“Construímos um serviço inovador”, afirma o coordenador da Farmácia Universitária, Marcelo Silvério (Foto: Géssica Leine)

Tradição

Segundo José Otávio Corrêa, a Farmácia passou por mudanças tanto de ordem administrativas, quanto estruturais. “Foi uma obra necessária, assim como as modificações”, pondera. “Agora, a Farmácia é completamente filiada à UFJF e se adequou às legislações vigentes. Para realizar todo esse processo, foi preciso interrompermos temporariamente o atendimento.”

Fundada em 1994, a Farmácia é um marco da Universidade, auxiliando na formação ampla de estudantes e sendo palco de atuação de profissionais diferenciados. O diretor da faculdade de Farmácia não poupa agradecimentos à equipe da mesma e, especialmente, à da própria Farmácia Universitária. “Foram essenciais para a concretização desta abertura, além de competentes e pacientes”, assegura. Corrêa também reconheceu e parabenizou o trabalho e o suporte que obteve dentro da UFJF nos últimos meses. “A nova administração já tem nos apoiado, assim como a gestão que se encerra fez o mesmo”, atesta. “A Pró-reitoria de Planejamento e de Infraestrutura também foram importantes para a execução rápida e capacitada da obra.”

“Atendermos toda a região oeste da cidade, oferecendo uma qualidade auxílio que, com certeza, é de excelência”, assegura o diretor da Faculdade de Farmácia, José Otávio Corrêa (Foto: Géssica Leine)

O diretor da Faculdade de Farmácia, José Otávio Corrêa, ressaltou a importância do apoio recebido pela comunidade acadêmica (Foto: Géssica Leine)

Convênio municipal

Em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, a Farmácia Universitária retorna com o programa Farmácia Oeste, voltado para fornecer atendimento para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Inicialmente, iremos receber pacientes da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) São Pedro”, explica Corrêa. “Posteriormente, atenderemos toda a região oeste da cidade, oferecendo uma qualidade auxílio que, com certeza, é de excelência.”

Ainda segundo Corrêa, o serviço de manipulação de medicamentos está passando por trâmites burocráticos federais e, em breve, será mais uma atividade ofertada pela Farmácia. “Todo o suporte físico e de saúde está concluído e sob os conformes exigidos”, certifica. “Desde 2014, atendemos todos os requisitos da Lei 13.021, aplicada nacionalmente e que estabelece que uma farmácia se caracteriza como um estabelecimento de saúde, no qual funcionários se prestam à promoção, proteção, recuperação, atendimento personalizado e orientação de saúde dos pacientes. Estamos prontos para atender a comunidade.”

“Atenderemos toda a região oeste da cidade, oferecendo uma qualidade auxílio que, com certeza, é de excelência.” (Foto: Géssica Leine)

“Atenderemos toda a região oeste da cidade, oferecendo uma qualidade auxílio que, com certeza, é de excelência.” (Foto: Géssica Leine)

Outras informações:

(32) 2102-3802 (Faculdade de Farmácia)

(32) 2102-3156 (Farmácia Universitária)