trote_medicina

Veteranos de medicina promovem ação que arrecada doações para várias instituições de JF (Foto: Twin Alvarenga)

Alunos veteranos da UFJF estão promovendo trote solidário para recepcionar os calouros em sua primeira semana de aula. As ações, pautadas na responsabilidade social e na solidariedade, envolvem estudantes de cursos diversos, entre eles a Faculdade de Medicina e o curso de Engenharia de Produção, promovendo arrecadação de alimentos, doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea.

O trote solidário da Faculdade de Medicina surgiu como um comitê da International Federation of Medical Students Associations (IFMSA) e, posteriormente, foi incorporado à faculdade como um projeto. Neste semestre, acontece a nona edição, que pretende arrecadar alimentos não perecíveis, bem como produtos de higiene e limpeza pessoal, roupas, livros e brinquedos que serão destinados a instituições carentes de Juiz de Fora.

A Faculdade de Medicina destinará as doações ao Abrigo Santa Helena, Centro de Promoção do Menor (Ceprom) de Juiz de Fora, Hospital São Camilo de Lelis, Instituto Bruno, Instituto Vitória – Vida Nova, Instituto Mão – Amiga, APAE , Ambulatório Nossa Senhora da Glória, Rotary Clube Distrito Industrial, Casa da Amizade (das Senhoras dos Rotarianos), Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres, Aldeia SOS, Fundação Ricardo Moysés Jr,  Ascomcer, Projeto Street Store, Casa Espírita da Rua Sampaio, Condomínio Luiza de Marillac, Educandário Carlos Chagas, Feak, Sociedade São Vicente de Paulo e IBPeron.

Além da arrecadação de alimentos, é estimulada a doação de sangue e medula óssea por parte dos calouros e veteranos.

Como funciona
Os alunos são divididos em grupos conforme o bairro no qual residem. Estes grupos têm a função de arrecadar alimentos de casa em casa e elaborar uma apresentação para o show de calouros, celebração tradicional na faculdade. Na divisão, cada grupo é supervisionado por um veterano. O grupo que conseguir mais pontos incluindo arrecadações e apresentação serão premiados: eles poderão assistir a uma cirurgia. O prêmio é garantido através de uma parceria do Trote Solidário com a Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica.

Engenharia de Produção
Os estudantes do primeiro período de Engenharia de Produção também desenvolvem atividades em instituições beneficentes em Juiz de Fora. O projeto é uma iniciativa Sociedade Estudantil de Engenharia de Produção (Seepro) e integra as disciplinas “Introdução à Engenharia de Produção” e “Contexto e Prática da Engenharia de Produção”, ministradas pelo professor Vanderli Fava de Oliveira. Os calouros são coordenados pelos veteranos e apresentam trabalhos ao longo das disciplinas. “O aluno tem a oportunidade de fazer um trabalho de responsabilidade social, que é uma das áreas da Engenharia de Produção. Cada semestre são instituições diferentes, procurando as mais necessitadas. Nas ações cada equipe visa a melhoria das condições de trabalho”, pontua Vanderli.

Trote é proibido
A UFJF proíbe todas as formas de coação, ofensa, exposição e agressão aos calouros dentro do campus. Nenhuma pessoa  pode ser obrigada a participar de atividades desta natureza.  Conforme Regimento Geral da UFJF, os discentes responsáveis por práticas consideradas abusivas dentro do campus estão sujeitos a advertência, suspensão e até desligamento da Universidade.

Quem se sentir coagido, agredido ou lesado pode denunciar o fato à Central de Atendimento e à Ouvidoria da UFJF, que funcionam no prédio da Reitoria. As denúncias podem ser feitas pelos estudantes ou pelos seus familiares. As queixas são mantidas no anonimato.

A proibição do trote também encontra respaldo na legislação. Em Juiz de Fora, a Lei Municipal Nº 13.028 dispõe sobre a vedação da realização da prática em vias e logradouros públicos da cidade e prevê multa aos responsáveis pelo trote e ao respectivo diretório acadêmico. Já o artigo 146 do Código Penal Brasileiro considera crime a prática de constrangimento obrigatório, com pena de detenção de três meses a um ano, ou multa.

Outras informações:
Facebook Trote Solidário – Medicina

Central de Atendimento
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 20h
Telefones: (32) 2102-3911 e 2102-3978
E-mail: faleconosco@ufjf.edu.br

Ouvidoria
Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30
Telefone: (32) 2102-3380
E-mail: ouvidoria@ufjf.edu.br