Há 30 oportunidades para Juiz de Fora e 24 para Valadares (Foto: Twin Alvarenga)

PDI funciona como um Plano Estratégico da Universidade e aborda nove eixos temáticos (Foto: Twin Alvarenga)

Já está disponível on-line o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFJF. O documento, aprovado pelo Conselho Superior (Consu) da Universidade, em dezembro de 2015, fixa diretrizes até o ano de 2020 para a implementação de ações em todos os níveis organizacionais das unidades acadêmicas e administrativas. Pela primeira vez, a UFJF adotou o formato de ampla consulta para a elaboração do Plano. Foram coletadas, via internet e pessoalmente em todos os setores da instituição, contribuições de alunos, professores, técnico-administrativos e comunidade externa.

Nove eixos temáticos são abordados de forma estratégica: perfil institucional; projeto pedagógico institucional; cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e dos cursos; perfil do corpo docente e técnico administrativo; organização administrativa; políticas de atendimento aos discentes; infraestrutura; avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional e aspectos financeiros e orçamentários.

De acordo com o vice-reitor no exercício da Reitoria e presidente da comissão responsável pela elaboração do Plano, Marcos Chein Feres, o documento é resultado de um extenso trabalho em equipe, com centenas de contribuições da comunidade. “Nossa intenção é que, a partir de agora, o PDI seja encarado como um grande norteador de diretrizes e práticas dentro da Universidade, sem, contudo, representar um entrave burocrático”, explica. “É nosso desejo que as propostas, ações, objetivos e metas construídos pelas unidades acadêmicas e setores administrativos caminhem em consonância com o Plano, para, assim, nos aproximarmos cada vez mais de uma universidade democrática, transparente e participativa.”

Outras informações:

Plano de Desenvolvimento Institucional