Solicitação e autenticação de documentos

Autenticação Eletrônica

A CDARA disponibilizou, no SIGA, o acesso a alguns documentos acadêmicos da graduação com autenticação eletrônica. Para mais informações, acesse: https://www2.ufjf.br/cat/servicos/graduacao/documentos/autenticacao-eletronica/.

Os documentos disponibilizados com autenticação eletrônica são:

Atestado de Vínculo (sem prazos)

Atestado de Previsão de Colação de Grau (para discente inscrito na Colação de Grau)

Plano de Ensino de Disciplinas (Ementas)

Histórico de Pós-Graduação (mestrado e doutorado)

Atestado de vínculo com IRA

Atestado de reconhecimento de curso e históricos escolares de disciplina isolada da graduação

Convênio exterior e convênio com outras IFES

No momento, o atestado de vínculo com prazos (atestado de integralização), histórico, grade curricular e outros documentos ainda não estão com autenticação eletrônica.

Quem receber o documento e quiser realizar a conferência da autenticação, deve-se acessar a página siga.ufjf.br , clicar em Autenticação, inserir o código presente no rodapé para acessar o espelho do documento.

IMPORTANTE: Durante o período de recesso acadêmico, o atestado de vínculo não é disponibilizado com autenticação eletrônica. Dessa forma, sugerimos que solicite um Atestado de vínculo diretamente com a CDARA (cdara@ufjf.edu.br). Não esqueça de informar o motivo, o seu nome completo e o número de matrícula.

Atestado de Vínculo

Há dois tipos de atestado que declara que o discente de graduação está regularmente matriculado em seu curso de ingresso na UFJF: atestado de vínculo sem prazos e atestado de vínculo com prazos (ou atestado de integralização).

Atestado de Vínculo sem prazos

Encontra-se disponível no SIGA com autenticação eletrônica, não sendo necessária a assinatura da CDARA.

Atestado de Vínculo com prazos

Ele está disponível no Siga sem autenticação eletrônica, portanto, é necessário solicitar a assinatura do documento à CDARA. Para isso, o Formulário de Solicitação de Atestados deverá ser preenchido.

A primeira e única via do atestado será emitida sem ônus de custo uma vez por semestre, incidindo taxa nas demais vias.

IMPORTANTE: Durante o período de recesso acadêmico, o Atestado de Matrícula não poderá ser emitido, pois o aluno não estará matriculado em nenhuma disciplina, apesar do vínculo com a Universidade. Assim, caso necessite da comprovação do vínculo, sugerimos que seja solicitado o Atestado de Vínculo diretamente com a CDARA (cdara@ufjf.edu.br). Não esqueça de informar o motivo, o seu nome completo e o número de matrícula.

Solicitação de Histórico Escolar

O Histórico Escolar está disponível no SIGA sem assinatura ou autenticação eletrônica. Caso necessário, o discente deverá solicitar a sua assinatura e, o setor responsável pela emissão do Histórico Escolar assinado é a CDARA, em Juiz de Fora. Para tanto, deve-se acessar e preencher o Formulário eletrônico de solicitação de Histórico Escolar

Sobre a necessidade ou não de pagamento de taxa, confira:

Para alunos concluintes ou transferidos, a primeira e única via do Histórico será emitida sem ônus, incidindo taxa sobre outras vias.

Para acadêmicos com status ativo ou trancado, a primeira e única via do Histórico será emitida sem ônus de custo uma vez por semestre, incidindo taxa nas demais vias.

Para ex-alunos que não concluíram o curso, a emissão do Histórico Escolar está sujeita ao pagamento de taxa definida em portaria.

Segunda Via de Histórico

Mediante o pagamento de taxa previsto em portaria, o discente pode solicitar a segunda via do histórico escolar da graduação preenchendo o formulário eletrônico, informando seus dados e endereço atualizado.

Em caso de dúvidas, sugerimos que entre em contato com a Secretaria do seu Curso para orientações ou com a CDARA, através do e-mail: sgla.cdara@ufjf.edu.br.