O Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Computacional (GET-EngComp), conduz oficinas para estimular o desenvolvimento do pensamento computacional em estudantes de ensino médio através do MIT App Inventor, um ambiente virtual -criado por iniciativa do Instituto de Massachusetts (MIT)- que permite a criação de aplicativos utilizando blocos de construção de código. Esses blocos, permitem aos estudantes uma forma mais intuitiva de visualizar conceitos como operadores lógicos e aritméticos, manipulação de variáveis e estruturas de repetição.
Para facilitar a compreensão das aulas, foram desenvolvidos slides que contém o conteúdo de cada oficina com linguagem simples e exemplos próximos do cotidiano dos alunos. (Acesse-os no final da página)
A metodologia adotada envolve a realização de aulas expositivas presenciais na escola, nas quais são apresentados os princípios básicos da programação, bem como as ferramentas e técnicas necessárias para o desenvolvimento de jogos através da plataforma MIT App Inventor. Além das exposições teóricas, são propostos exercícios práticos destinados a estimular o aprendizado dos alunos e consolidar os conhecimentos adquiridos. Ademais, é proposto um desafio final, no qual os alunos são incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos para desenvolver seu próprio jogo. Esse desafio não apenas testa as habilidades dos estudantes, mas também os motiva a explorar e aprimorar suas competências em programação e design de jogos.
Diversos ensinamentos foram extraídos das oficinas aplicadas. Primeiramente, é importante adaptar as atividades e os materiais didáticos de acordo com o contexto dos estudantes. Isso não apenas os deixou mais envolvidos, mas também criou um ambiente mais propício ao aprendizado.
Dessa forma, ao proporcionar um ambiente adequado, os estudantes se sentiram mais a vontade para fazer perguntas, o que contribuiu significativamente para o entendimento dos conceitos abordados.
Assim, a realização dessas atividades evidencia os benefícios do uso do MIT App Inventor no ensino de conceitos básicos de programação, especialmente para aqueles sem experiência prévia na área.
Materiais Utilizados:
Aula 3: Introdução a Elementos Lógicos e de Controle
Aula 4: Elementos Lógicos e de Controle
Aula 5: Armazenamento de Dados e Loop
Aula 8: Sensores e Multimídia -Parte 2
Ensino de conceitos básicos de programação usando MIT App Inventor para alunos de escolas públicas: um relato de experiência:
Costa, H. H. B., Mauricio, J. S. S., Cavalini, A. F., Souza, G. H., Mattos, G., Rocha, D. L. F., Cacador, J. Z., Souza, R. G. V., Nazareth, L. G. F., Menezes, M. I. R., Valle, P. H. D., e Campos, J. O. (2024). Ensino de conceitos básicos de programação usando mit app inventor para alunos de ensino médio de escolas públicas: um relato de experiência. In Anais do 32º Workshop sobre Educação em Computação, Brasília. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/29634