Projeto Engenharia de Portas Abertas

O projeto “Engenharia de Portas Abertas” foi concebido pela UFJF para ajudar estudantes do ensino médio a entender melhor os cursos de engenharia oferecidos pela Faculdade de Engenharia. Com a variedade de opções disponíveis, muitos alunos enfrentam dificuldades na escolha do curso, especialmente no que diz respeito ao mercado de trabalho.

O objetivo do projeto é oferecer aos jovens a oportunidade de conhecer de perto a atuação profissional nos cursos de engenharia da UFJF, auxiliando na escolha adequada de carreira no ensino superior. O contato com graduandos desses cursos é fundamental para esclarecer dúvidas e orientar futuros ingressantes na universidade.

O projeto é realizado pelo PET Elétrica em colaboração com diversos grupos PET e GET de Engenharia, além da Direção da Faculdade de Engenharia. A metodologia envolve visitas de estudantes de diversas instituições de ensino básico, fundamental e médio aos laboratórios e instalações da Faculdade de Engenharia. Nesses locais, são explicadas as propostas e oportunidades profissionais de cada curso, com destaque para a apresentação do curso de Engenharia Computacional pelo GET Engenharia Computacional.

Os resultados do projeto incluem a divulgação efetiva do curso de Engenharia Computacional para o público-alvo e o desenvolvimento das habilidades didáticas dos integrantes do GET-EngComp. Os visitantes elogiaram as instalações e atividades do curso, demonstrando o impacto positivo da iniciativa.