A fim de divulgar pesquisas realizadas por alunos e professores do curso, são promovidos, semanalmente, os Seminários em Engenharia Computacional.
As apresentações refletem valores como: autodidatismo e multidisciplinaridade além de ajudar os participantes a desenvolverem sua oratória e receberem críticas construtivas em relação a sua participação no projeto ou em relação a sua didática.
Os Seminários oferecem uma oportunidade para difundir as aplicações e metodologias ensinadas no curso de Engenharia Computacional. Eles destacam a importância da multidisciplinaridade valorizada durante a graduação, já que as pesquisas abordam uma variedade de temas amplos.
Durante o ano de 2023, diversos Seminários foram ministrados, conforme listado abaixo:
- Um algoritmo Multi-Start Iterated Greedy para o Roteamento de Veículos com Drones e Janela de Tempo. (Palestrante: Marcelo Ian Rezende Menezes).
- Métodos de Diferenças Finitas de Direções Alternadas Implícitas para Modelagem de Líquidos Incompressíveis em Regiões Subterrâneas. (Palestrantes: Gabriel Mattos e Luiz Nazareth).
- Modelagem Computacional para Predição de Arritmias Ventriculares Malignas em Pacientes com Miocardiopatia Dilatada. (Palestrante: Thaís Soares).
- Heurística Construtiva para o Problema da Árvore
- de Steiner Arco-Íris. (Palestrante: João Victor Oliveira).
- Modulo de Atenção Residual para EEGNet em Interfaces Cérebro-Máquina. (Palestrante: Davi Esteves).
- Computação de Alto Desempenho Aplicado a Métodos Matemáticos de Terapia por Hipertermia. (Palestrante: Gustavo Martins).
- Apresentação do grupo de extensão multidisciplinar LabMaker. (Palestrantes: Daniel Moreira e Victor Aluísio).
.
O projeto contribui para a divulgação do curso na comunidade acadêmica, além da interação entre alunos e professores da área de modelagem computacional, incentivando o envolvimento dos estudantes em atividades de pesquisa multidisciplinares.