Fechar menu lateral

Produção Acadêmica


Teses e Dissertações

  • O DEVIR DOCENTE: OLHARES PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, Ano de obtenção: 2021.(Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Física.)
  • Formação inicial em Educação Física: Análises de uma contrução curricular, Ano de obtenção: 2011. (Doutorado em Educação)
  •  As contribuições da pedagogia Freinet à uma educação física libertária,Ano de Obtenção: 2003. (Mestrado em Educação)
  • Atividade Epistemologia da Prática Pedagógica do Professor de Educação Física,Ano de Obtenção: 2013.
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: olhares sobre a prática docente em uma escola pública de Juiz de Fora,Ano de Obtenção: 2015. (Mestrado em Educação)
  • CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: análises a partir de relatos de experiência apresentados no CONBRACE,Ano de Obtenção: 2020. (Mestrado em Educação)
  •  O ensino do esporte Orientação na escola: possibilidades e limites de uma proposta à luz da metodologia crítico-superadora, Ano de Obtenção: 2018. (Mestrado profissional em Ensino na Educação Básica)
  •  Formação continuada de professoras e professores de educação física da rede municipal de Juiz de Fora/MG: olhares para a prática pedagógica e os espaços formativos,Ano de Obtenção: 2021. (Mestrado em Educação)
  • Construção das identidades de gênero na infância: os discursos dos brinquedos e brincadeiras,Ano de Obtenção: 2017. (Mestrado em Educação Física)
  • O planejamento pedagógico como possibilidade de valorização do trabalho docente na Educação Física escolar: o estudo do caso de uma escola pública de Juiz de Fora/MG, Ano de Obtenção: 2016. (Mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação pública)

Artigos

  • SILVEIRA, K. A. ; ALVIANO JR, Wilson . Educação para as Relações Étnico-Raciais nas pesquisas em Educação Física e formação inicial: um estado do conhecimento. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 17, p. 1-21, 2022.
  • SILVEIRA, K. A. ; ALVIANO JR, Wilson . Educação para as Relações Étnico-Raciais nas pesquisas em Educação Física e formação inicial: um estado do conhecimento. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 17, p. 1-21, 2022.
  • ALVIANO JR, Wilson; NEIRA, M. G. . ‘Reflecting on Initial Teacher Education in Brazil: Experienced Teachers’ Perceptions. SPORT EDUCATION AND SOCIETY, v. 26, p. 01-13, 2021.
  • SOUSA, G. R. ; ALVIANO JR, Wilson ; COLPAS, R. D. . PERIFERIA, PODER E CULTURA: praticando o currículo cultural e a interdisciplinaridade na educação básica. CEDU – Cenas Educacionais, v. 04, p. 01/n.e9355-30, 2021.
  • SILVEIRA, K. A. ; ALVIANO JR, Wilson . A educação das relações étnico-raciais no contexto da educação física: reflexões sobre a disciplinarização, o silenciamento e suas possibilidades. DIALOGIA (UNINOVE. IMPRESSO), p. 01/39-15, 2021.
  • DIEGUES, D. C. K. ; ALVIANO JR, Wilson . CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA/MG SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. CADERNOS PARA O PROFESSOR (JUIZ DE FORA), v. XXVIII, p. 103-116, 2021.
  • ALVIANO JR, Wilson; NEIRA, M. G. . Formação inicial de professores: estabelecendo relações entre políticas para o ensino superior e o fracasso escolar. INTERNATIONAL STUDIES ON LAW AND EDUCATION, v. 33, p. 19-30, 2019.
  • ALVIANO JR, Wilson; NEIRA, M. G. . Formação inicial em educação física: análises de uma construção curricular. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), v. 22, p. 121-153, 2017.
  • NEIRA, M. G. ; ALVIANO JR, Wilson ; ALMEIDA, D. F. . A primeira e segunda versões da BNCC: construção, intenções e condicionantes. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), p. 31-44, 2016.
  • ALVIANO JR, Wilson. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ALINHADA ÀS POLÍTICAS NEOLIBERAIS. Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online), v. 36-2, p. 5457-5471, 2014.
  • ALVIANO JR, Wilson; NEIRA, M. G. . FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E CURRÍCULO: UMA PROPOSTA SOB A ÓTICA DE SEUS AUTORES. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (Online), v. 12, p. 117-138, 2013.
  • Lima, Giselle Stefanelli ; ALVIANO JR, Wilson . O movimento do bebê no primeiro ano de vida: o berçário e o seu mundo. Revista Neurociências (Online), v. 09, p. 85-102, 2013.
  • ALVIANO JR, Wilson. Educação Anarquista no Brasil: Contexto histórico e social. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 26, p. 163-181, 2012.
  • OLIVEIRA, A. J.; SALVADOR, N. R. C. ; FRANCO, N. . FRACASSO, EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR DE PESSOAS TRANS: ALGUMAS REFLEXÕES NECESSÁRIAS. Revista de Educação Pública, v. 30, p. 1-18, 2021.
  • OLIVEIRA, A. J.; LEITE, J. M. F. ; SACO, L. F. ; NASCIMENTO, S. M. . EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL EM UM CENÁRIO PANDÊMICO: A REALIDADE BRASILEIRA EM FOCO. CADERNOS PARA O PROFESSOR (JUIZ DE FORA), v. 41, p. 127-140, 2021.
  • OLIVEIRA, A. J.; SALVADOR, N. R. C. . CURRÍCULO, EDUCAÇÃO FÍSICA E BNCC: ONDE ESTÁ WALLY, O GÊNERO E A SEXUALIDADE.. REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES, v. 2, p. 1-20, 2020.
  • OLIVEIRA, A. J.; FRANCO, N. ; SALVADOR, N. R. C. . CORPO, GÊNERO, ENVELHECIMENTO E CULTURA VISUAL: A DANÇA ABRINDO AS FRONTEIRAS ENTRE O POSSÍVEL E O INIMAGINÁVEL. REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO, v. v. 8, p. 559-576, 2020.
  • OLIVEIRA, A. J.; ARAUJO, D. F. . INICIATIVAS EM TORNO DO COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO: COMO ELABORAR O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA COM ÍNDICES INSUFICIENTES DE QUALIDADE DE ENSINO?. CSONLINE (UFJF), v. 08, p. 11-26, 2009.
  • Oliveira, Ayra Lovisi; Mourão, Ludmila Nunes ; MAROUN, KALYLA ; BRAGA, AURA CONDÉ . Representação dos licenciandos sobre estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física. Revista Motrivivência, v. 33, p. 1-22, 2021.
  • NATALIE BARRA GODOY, KARINE ; Mourão, Ludmila ; LOVISI OLIVEIRA, AYRA ; CHAVES, BRUNA . Construção das identidades de gênero na infância: os discursos dos brinquedos e brincadeiras. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE), v. 24, p. e64935, 2021.
  • Mourão, Ludmila ; SOARES, J. P. F. ; Lovisi, A. ; NOVAIS, M. C. B. . Educação Física, gênero e cinema: contribuições para a formação docente. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE), v. 22, p. 1-11, 2019.
  • MOURÃO, L. ; SOARES, J. P. F. ; Lovisi, A. ; NOVAIS, M. C. B. . Educação Física, gênero e cinema: contribuições para a formação docente. PENSAR A PRÁTICA (UFG. IMPRESSO), v. 22, p. 1-11, 2019.
  • RIBEIRO, A. A. S. ; Lovisi, A. ; MOURÃO, L. ; VIANNA, J. M. . O CONTEÚDO DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. American Journal of Sports Training, v. 1, p. online, 2018.
  • SOARES, J. P. F. ; MOURÃO, L. ; Lovisi, A. ; NOVAIS, M. C. B. . Performatividades de gênero e a abjeção dos corpos de mulheres no levantamento de peso. Revista Movimento, v. 24, p. 107-118, 2018.
  • Lovisi, A.; Mourão, L.N. ; Terra, D.V. ; Maroun, K. . Professores de Educação Física e a Produção dos Saberes: em busca do fio da meada. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE), v. 19, p. 361, 2016.
  • LACERDA, R. P. ; SILVA, J. P. ; Lovisi, A. ; MOURÃO, L. . Ensino de lutas: relatos de uma experiência na rede pública. Revista Salusvita (Online), v. 34, p. 437-453, 2015.
  • FERNANDES, V. ; TAVARES, M. ; Lovisi, A. ; MOURÃO, L. . A Produção de Feminilidades de Atletas de Luta Olímpica. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 14, p. 36, 2014.
  • Marília M.N. Guarcia ; Mourão, L.N. ; Procópio, L. ; Ribeiro, A. ; Silva, J.P. ; Lovisi, A. . Nível de atividade física de estudantes do ensino médio do município de Juiz de Fora. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), v. 1, p. 25-35, 2012
  • Lovisi, A.; Madeira, M. ; Mourão, L.N. ; Procópio, L. ; Silva, J.P. ; Ribeiro, A. . Aulas de Educação Física no Ensino Médio: uma análise da construção da autonomia e da opção por um estilo de vida ativa. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), v. 1, p. 45-55, 2012.
  • Lovisi, A.; Madeira, M. ; Mourão, L.N. ; Silva, J.P. ; Ribeiro, A. . Aulas de Educação Física no Ensino Médio: uma análise da construção da autonomia e da opção por um estilo de vida ativa. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), v. 1, p. 45-55, 2012.
  • Lovisi, A.; Mourão, L.N. ; Procópio, L. ; Ribeiro, A. ; Silva, J.P. . Nível de atividade física de estudantes do ensino médio do município de Juiz de Fora. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), v. 1, p. 25-35, 2012.
  • Lovisi, A.; SILVA, J. P. ; RIBEIRO, A. A. S. ; MADEIRA, M. O. ; MOURÃO, L. ; PROCOPIO, L. G. P. . Aulas de Educação Física no Ensino Médio: uma análise da construção da autonomia e da opção por um estilo de vida ativa. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), v. 1, p. 7, 2012.
  • Lovisi, A.; GARCIA, M. ; SILVA, J. P. ; RIBEIRO, A. A. S. ; MOURÃO, L. ; PROCOPIO, L. G. P. . Nível de atividade física de estudantes do ensino médio do município de Juiz de Fora. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), v. 1, p. 7, 2012.
  • Lovisi, A.. Jogos e Brincadeiras Populares na Educação Física Escolar: um exemplo de sistematização do conteúdo. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 16, p. 16, 2011.
  • Lovisi, A.; SILVA, G.A. ; SÁ, M.T. ; CARELLI, R.T. . Efeitos do Treinamento das Modalidades Hidroginástica, Ginástica localizada e musculação em relação a Composição Corporal, Flexibilidade e Força. Revista Mineira de Educação Física, v. 12, p. 276-277, 2004.
  • Lovisi, A.; SILVA, G.A. ; SÁ, M.T. . Efeitos do Treinamento das Modalidades Hidroginástica, Ginástica localizada e musculação em relação a Composição Corporal, Flexibilidade e Força. Revista Mineira de Educação Física, v. 12, p. 276-277, 2004.
  • Lovisi, A.; MARINS, J. C. B. . Perfil da Aptidão Física de Iniciantes de Programas de Exercícios em uma Academia de Viçosa. Revista Mineira de Educação Física, v. 10, p. 372-373, 2002.
  • Lovisi, A.. Perfil da Aptidão Física de Iniciantes de Programas de Exercícios em uma Academia de Viçosa. Revista Mineira de Educação Física, v. 10, p. 372-373, 2002.
  • INACIO, H. D. ; CAUPER, D. A. C. ; SILVA, L. P. ; MORAIS, G. G. . Práticas corporais de aventura na escola: limites e possibilidades – reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular. Revista Motrivivência, v. 28, p. 3-405, 2016.
  • LEITE, J. O. ; CAUPER, D. A. C. ; MARTINS, P. C. . Saberes e movimento – o diálogo entre Educação Física e Educação Infantil: reflexões a partir da prática pedagógica. CADERNOS DE FORMAÇÃO RBCE, v. 7, p. 7-91, 2016.
  • DIÉGUES, D. C. K.; ALVIANO JUNIOR, W. . CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA/MG SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. CADERNOS PARA O PROFESSOR (JUIZ DE FORA), v. 42, p. 103, 2021.
  • DIÉGUES, D. C. K.. A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO DOCENTE. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 7, p. 158-168, 2020.
  • GODOY, K. N. B.; VIEIRA, M. P. ; MOURAO, L. . Corpo e mídia na escola: uma análise no portal do professor. REVISTA CORPUS ET SCIENTIA, v. 11, p. 13-28, 2015.
  •  GODOY, K. N. B.; VIEIRA, M. P. ; DUARTE, E. R. ; MOURAO, L. . Corpo e mídia nas aulas de Educação Física. DUC IN ALTUM (MURIAÉ), v. 14, p. 73-87, 2015.
  • GODOY, K. N. B.; VIEIRA, M. P. ; MOURÃO, L. . Corpo e mídia nas aulas de Educação Física.. DUC IN ALTUM (MURIAÉ), v. 14, p. 73, 2015.
  • GODOY, K. N. B.; MARTINS, P. A. V. ; MOURÃO, L. . Atuação do Profissional de Educação Física em equipes multiprofissionais: um estudo do Programa de Residência em Juiz de Fora. REVISTA MINEIRA DE EDUCACAO FISICA (UFV), v. 2, p. 970-980, 2012.
  • SOUZA, R. A. P.; NEIRA, M. G. . O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE), v. 25, p. 1-22, 2022.
  • ZULUAGA, J. E. A. ; CARVAJAL, C.V. . La relación proyecto de vida, felicidad y rol del docente en estudiantes de la media vocacional. Revista de Investigaciones UCM, v. 16, p. 102-115, 2016.

Livros

  • ALVIANO JR, Wilson; COLPAS, R. D. (Org.) . PIBID e Extensão: Diálogos com a Formação Inicial em Educação Física. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 01. 138p .
  • Zacarias, L.S. ; Villaça, A.C.M. ; Lovisi, A. ; Pires, B.A. ; Rafael, T.P. ; Oliveira, M.S. ; Silva, U.C.Z. ; Freitas, M. C. . PIBID e extensão diálogos com a formação inicial em Educação Física. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 23. 137p .
  • Rodrigues, Anegleyce Teodoro (Org.) ; CAUPER, Dayse Alisson Câmara (Org.) ; Martins, Poliana de Carvalho (Org.) ; Andrade, Leonardo Carlos de (Org.) . O ensino da educação física na educação infantil: reflexões teóricas e relatos de experiência com a Cultura Corporal na primeira etapa da Educação Básica. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2018. v. 1. 108p .

Capítulos de livro

  • SOUZA, R. A. P. ; ALVIANO JR, Wilson ; RODRIGUES, A. T. ; CAUPER, D. A. C. . A produção em educação física escolar publicada nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (1979 a 2017). In: Fabiano Bossle, Pedro Athayde, Larissa Lara. (Org.). Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 Anos de CBCE. 1ed.Natal – RN: EDUFRN, 2020, v. 5, p. 131-150.
  • RODRIGUES, R. M. ; RODRIGUES, M. G. ; ALVIANO JR, Wilson . FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS COORDENADORES DE ÁREA DO CETI ÁUREA PINHEIRO BRAGA ? MANAUS/AM. In: Eliane Medeiros Borges … [et al.]. (Org.). Casos de gestão: políticas e situações do cotidiano educacional. 1ed.Juiz de Fora: Editora Caed, 2017, v. 01, p. 696-706.
  • ALVIANO JR, Wilson; DIEGUES, D. C. K. ; FARIA, E. V. F. ; LOPES, J. D. P. B. ; PEREIRA, J. B. ; MELLO, A. F. M. ; BERNARDES, P. . Um diamante a lapidar: Formação inicial e suas possibilidades. In: Wilson Alviano Júnior; Ricardo Ducatti Colpas. (Org.). PIBID e Extensão: Diálogos com a formação inicial em Educação Física. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 23, p. 105-118.
  • SALOMAO, A. ; NEVES, M. R. ; ALVIANO JR, Wilson . Outros voos: Uma experiência didática com a brincadeira de pipa. In: Neira, M. G.; Nunes, M.L.F.. (Org.). Educação Física Cultural: Escritas sobre a prática.. 1ed.São Paulo: CRV, 2016, v. 12, p. 112-123.
  • ALVIANO JR, Wilson. Formação inicial em Educação Física: análises de uma construção curricular. In: Marcos Garcia Neira; Mario Luiz Ferrari Nunes. (Org.). Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física.. 1ed.São Paulo: Phorte Editora, 2016, v. , p. 47-78.
  • DIEGUES, D. C. K. ; ALVIANO JR, Wilson . Concepções de Docentes de Educação Física da Rede Municipal de Juiz de Fora-MG sobre formação inicial em Educação Física. In: Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato. (Org.). O profissional de Educação Física e suas atividades: Olhares Multidisciplinares. 01ed.São Paulo: Edições Hipótese, 2016, v. 01, p. 110-129.
  • ALVIANO JR, Wilson; NEIRA, M. G. . O Ensino superior privado e os currículos que formam professores de Educação Física. In: Alexandre Shigunov Neto;Ivan Fortunato. (Org.). Reflexões sobre a Educação Física e a formação de seus profissionais.. 1ed.São Paulo: Edições Hipótese, 2016, v. 01, p. 118-132.
  • Ribeiro, Aline Aparecida de Souza ; Procópio, Luana das Graças Pinto ; Mourão, Ludmila Nunes ; Oliveira, Ayra Lovisi ; Vianna, Jeferson Macedo . CONCEITO E ABORDAGEM DO TEMA LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES – JUIZ DE FORA/MG. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Lazer, Educação e Educação Física. 1ªed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 13-25.
  • Lovisi, A.. A VISÃO DOS DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA. In: Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento; Alexandra Garcia; Graça Regina Franco da Silva Reis; Naiara Miranda Rust; Victor Giraldo. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas tensões e perspectivas na relação com formação docente. 1ed.Petrópolis: Faperj, 2020, v. 1, p. 2618-2625.
  • Lovisi, A.; MOURÃO, L. . Gênero, cinema e educação em debate na formação inicial. In: Pedro Henrique Berbet de Carvalho; João Paulo Fernandes Soares; Marília Martins Bandeira. (Org.). Corpos em Movimento. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 141-156.
  • Lovisi, A.; Mourão, Ludmila . Corpo e Gênero: na tela com Billy Elliot. In: Anderson Ferrari; Roney Polato de Castro. (Org.). Política e Poética das imagens como processos educativos. 1ed.Juiz de Fora: UFJF, 2012, v. , p. 175-196.
  • ANDRADE, L. C. ; SOUZA, B. I. S. ; CAUPER, D. A. C. . O Ensino das práticas corporais de aventura na educação infantil: brincadeiras e travessuras no cerrado goiano. In: Francisco Finardi e Carla Ulasowicz. (Org.). Aprendendo práticas corporais de aventura na educação física: da Escola à universidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. , p. 1-.
  • SOUZA, R. A. P. ; CAUPER, Dayse Alisson Câmara ; Rodrigues, Anegleyce Teodoro ; ALVIANO JR, Wilson . A produção em educação física escolar publicada nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (1979 a 2017). In: Fabiano Bossle; Pedro Athayde; Larissa Lara. (Org.). Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 anos de CBCE. 1ªed.Natal: Editora da UFRN, 2020, v. 5, p. 131-150.
  • CAUPER, D. A. C.; Rodrigues, Anegleyce Teodoro ; LEITE, J. O. ; Martins, Poliana de Carvalho . Educação Física na Educação Infantil: reflexões a luz da pedagogia histórico-crítica. In: Anegleyce Teodoro Rodrigues; Dayse Alisson Camara Cauper; Leonardo Carlos de Andrade; Poliana de Carvalho Martins. (Org.). O ensino da educação física na educação infantil: reflexões teóricas e relatos de experiência com a Cultura Corporal na primeira etapa da educação básica. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 15-24.
  • GUEDES, A. C. R. ; CAUPER, Dayse Alisson Câmara ; ANDRADE, L. C. ; Martins, Poliana de Carvalho . A máquina do tempo do DEI: viajando pela história do atletismo – saberes e movimentos na educação infantil. In: Anegleyce Teodoro Rodrigues; Dayse Alisson Camara Cauper; Leonardo Carlos de Andrade; Poliana de Carvalho Martins. (Org.). O ensino da educação física na educação infantil: reflexões teóricas e relatos de experiência com a Cultura Corporal na primeira etapa da educação básica. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 63-80.
  • CAUPER, Dayse Alisson Câmara; ONOFRE, T. . Educação Física no Ensino Médio do CEPAE/UFG: a compreensão de estudantes sobre este componente curricular. In: Maria Aparecida Alferes. (Org.). Qualidade e Políticas Públicas na Educação. 1ªed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 3, p. 77-83.
  • CAUPER, Dayse Alisson Câmara; SILVA, A. H. . Práticas Corporais de Aventura – Esporte Orientação: Uma Experiência de Ensino na Disciplina Eletiva do CEPAE/UFG. In: Deise Nanci de Castro Mesquita. (Org.). Escola de Educação Básica para Todos!. 1ªed.Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018, v. 2, p. 254-283.
  • MACHADO, A. G. ; CAUPER, D. A. C. ; SOUSA, E. D. ; BARBOSA, G. A. L. . O ensino do atletismo na escola pública: desafios à criatividade do professor. In: Marilza Vanessa Rosa Suanno; Rusvênia Batista Rodrigues da Silva; Viviane Fleury de Faria. (Org.). Veredas Escolares II Partilhando Experiências Criativas de Ensino e Aprendizagem do CEPAE/UFG. 1ªed.Goiânia: Espaço Acadêmico, 2016, v. , p. 21-632.
  • OLIVEIRA, A. J. ; SILVA, R. C. ; DIÉGUES, D. C. K. . CURRÍCULO E EDUCAÇÃO FÍSICA: TRILHANDO O CAMINHO QUE VAI DA TEORIA À PRÁTICA. In: MOREIRA, Antônio Flavio B; FERNANDES, Claudia; BARREIROS, Débora; MARCONDES, Maria Inês; DIAS, Rosanne Evangelista; LEITE, Vania.. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas tensões e perspectivas na relação com currículo e avaliação.. 1ed.: , 2020, v. 1, p. 1701-1729.
  • DIÉGUES, D. C. K.. . (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: O DOCENTE COMO UM SUJEITO INTELECTUAL TRANSFORMADOR. In: NASCIMENTO, Maria das Graças C. A.; GARCIA, Alexandra; REIS, Graça Regina; RUST, Naiara Miranda; GIRALDO, Victor… (Org.). Didática(s) entre Diálogos, Insurgências e Políticas. 1ed.: , 2020, v. 2, p. 44-51.
  •  ZACARIAS, L. S. ; PAULA, G. T. ; DIÉGUES, D. C. K. . Sobre infâncias e brincadeiras: construções a partir de uma prática extensionista. In: Wilson Alviano Junior; Ricardo Ducatti Colpas. (Org.). PIBID E EXTENSÃO: diálogos com a formação inicial em educação física. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 23, p. 89-.
  • MELLO, A. F. M. ; DIÉGUES, D. C. K. ; FARIA, E. V. F. ; PEREIRA, J. D. ; ALVIANO JUNIOR, W. . Um diamante a lapidar: formação inicial e suas possibilidades. In: Wilson Alviano Junior; Ricardo Ducatti Colpas. (Org.). PIBID E EXTENSÃO: diálogos com a formação inicial em educação física. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 23, p. 103-.
  •  DIÉGUES, D. C. K.; ALVIANO JUNIOR, W. . A concepção de docentes da rede pública sobre formação inicial em Educação Física. In: Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato. (Org.). O profissional de Educação Física e suas atividades: olhares multidisciplinares. 1ed.São Paulo: Edições Hipótese, 2016, v. , p. 3-.
  • ZACARIAS, L. S. ; VILLACA, A. C. M. ; OLIVEIRA, A. L. ; PIRES, B. A. B. ; RAFAEL, T. P. ; OLIVEIRA, M. S. ; ZERINGOTA, U. C. ; FREITAS, M. C. . Professores em Fomação: construção da prática pedagógica a partir do PIBID Educação Física. In: Wilson Alviano Junior;Ricardo Ducatti Colpas. (Org.). PIBID e Extensão: diálogos com a formação inicial em Educação Física. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 23, p. 91-104.
  • OLIVEIRA, M. S.; SANTOS, M. A. M. ; ZANETTI, A. . O planejamento escolar como uma possibilidade de valorização da Educação Física em um Colégio Tiradentes da Política Militar de Minas Gerais. In: Eliane Medeiros Borges; Leonardo Ostwald Vilardi; Luisa Gomes de Almeida Vilardi; Mayanna Auxiliadora Martins Santos. (Org.). Casos de gestão: políticas e situações do cotidiano educacional. 1ed.Juiz de Fora: Fadepe, 2016, v. 3, p. 100-112.
  • SOUZA, R. A. P.; CAUPER, D. A. C. ; RODRIGUES, A. T. ; ALVIANO JUNIOR, W. . A produção em educação física escolar publicada nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (1979 a 2017). In: BOSSLE, Fabiano; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa. (Org.). Educação física escolar (Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE). 1ed.Natal: EDUFRN, 2020, v. 5, p. 131-150.