Fechar menu lateral

Plano de Ensino – 2049017

Disciplina: 2049017 – TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOLOGIA II

Créditos: 2

Departamento: DEPTO DE FISIOLOGIA /ICB

Ementa Análise de dados qualitativos.
– O que é a pesquisa qualitativa; diferença entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa.
– Por que utilizar a pesquisa qualitativa.
– Métodos de pesquisa: pesquisa ação, documental, etnográfica e estudo de caso.
– Análise de dados: análise de conteúdo, análise de discurso.
– Coleta de dados (Instrumentos): observação, entrevista, narrativas, análise documental.
– A importância do caderno de campo.
Conteúdo – Caracterizar a pesquisa qualitativa e quantitativa
– Apresentar os instrumentos de coleta de dados comuns na pesquisa qualitativa, chamando a
atenção para os cuidados que devem se tomados;
– Expor os métodos, no campo da pesquisa qualitativa, mais utilizados nos trabalhos da área
educacional;
– Apresentar e destacar as formas de análise dos dados coletados.
Bibliografia ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2016.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação ¿ Uma introdução à teoria e aos
métodos. Porto: Porto Editora. 2010.
DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educ. rev.[online]. 2004, n.24, pp.213-225.
EITERER, C. L.; MEDEIROS, Z.; DALBEN, A. I. L. F.; COSTA, T. M. L. Metodologia de pesquisa em educação. Belo Horizonte : UFMG, Faculdade de Educação, 2010.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. Brasília, 2 edição : Liber livro editora , 79p. 2005.
GHEDIN, E.; FRANCO, M.A.S. Questões de Método na construção da pesquisa em Educação. 2. ed.
São Paulo: Cortez, 2008.
LUDKE, M. ; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed.- [Reimpr.].- Rio de Janeiro : E.P.U., 2017.
MANZINI, E.J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: SEMINÁRIO
INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2, 2004, Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais… Bauru: USC, 2004. CD-ROOM. ISBN:85-98623-01-6.
MENDES, R. M.; MISKULIN, R. G. S. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cad. Pesqui., São Paulo, v.47, n.165, p.1044-1066, set. 2017.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
Bibliografia complementar OLIVEIRA, C. L. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e
características. Travessias; Vol 2, nº 3, 2008.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da
pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. ¿ Novo Hamburgo: Feevale, 2013.