Trabalho de Conclusão de Curso – PPC 2023

Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial – PPC 2023 (abre em nova guia)

O TCC e uma atividade individual e obrigatória para integralização do curso, não podendo ser substituída por outra. O projeto é orientado por um professor do Departamento de Energia Elétrica ou de Circuitos Elétricos, denominado orientador. O discente pode contar com um co-orientador, podendo ser um professor da UFJF ou profissional (de área correlata ao tema do TCC).

O desenvolvimento do TCC e realizado em duas etapas, através das disciplinas ENETC1 – Trabalho de Conclusão de Curso I  e ENETC2 – Trabalho de Conclusão de Curso II. Na primeira etapa, o aluno devera iniciar o estudo, planejamento e desenvolvimento do projeto. Ao final da primeira etapa, o aluno devera ter definido o objetivo do projeto, seu escopo, e uma revisão da literatura que embase sua proposta de intervenção. Estas etapas devem ser documentadas em formato de monografia, que será avaliada pelo orientador. O aluno que tiver integralizado 152 créditos (2280 horas), o que ocorre em meados do sétimo período, poderá se matricular em ENETC1 – Trabalho de Conclusão de Curso I.

A segunda etapa tem por objetivo a conclusão do projeto proposto, levando em conta as correções que foram necessárias após a primeira etapa. Ao final da segunda etapa, o aluno deverá ter concluído seu projeto, finalizando a documentação da monografia. A avaliação da monografia é feita através se sua defesa pública, avaliadas por uma banca de professores.

A banca deve ser formada por ao menos um professor do Departamento de Energia Elétrica ou Circuitos Elétricos, podendo conter outros professores da UFJF ou profissionais de área de formação compatível com o tema do trabalho. A defesa do trabalho é pública, podendo ser realizada local ou remotamente, através de videoconferência, devendo o estudante solicitar a divulgação (com endereço ou endereço eletrônico) para a Coordenação de Curso,  com antecedência de no mínimo 48 horas.

A apresentação oral do trabalho deverá ter duração entre 20 e 30 minutos, seguidas por uma etapa de arguição da banca. A banca deverá se reunir em separado dos demais para suas deliberações sobre a aprovação do discente. O discente deverá realizar as correções solicitadas pela banca em um prazo de  30 dias, e enviar uma cópia digital para a Coordenação de Curso, que será publicada em biblioteca virtual. A monografia devera seguir o padrão da Universidade Federal de Juiz de Fora, que são disponibilizados em LATEX ou Word.