Programa de Incentivo à Inovação

O Programa de Incentivo à Inovação (PII) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é gerido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI), e pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), contando ainda com a consultoria técnica do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Sebrae MG.

O objetivo do PII é fomentar a cultura de inovação, convertendo o conhecimento em desenvolvimento, ampliando a rede de relacionamento da Universidade com a sociedade e o mercado, além de investigar e qualificar tecnologias inovadoras geradas nos laboratórios da UFJF e do Centro Nacional de Pesquisa Gado de Leite (CNPGL) da Embrapa. Com isso, o Programa estimula a criação de novas microempresas de tecnologia, a atração de investidores de capital semente e empreendedores, a elaboração de um banco de oportunidades tecnológicas e o reforço da estratégia da implantação do Parque Tecnológico de Juiz de Fora.

Além disso, o PII visa fazer com que os pesquisadores que desenvolvam tecnologias com potencial de aplicação no mercado a fim de oportunizar transferências de tecnologias ou de gerar de empresas (spin-off). Espera-se que as tecnologias desenvolvidas e subsidiadas pelo projeto resultem em benefícios para a sociedade e em novos conhecimentos para a comunidade acadêmica. Em sua primeira edição, 13 estudos que tiverem sua viabilidade comprovada receberam um aporte de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para o desenvolvimento de protótipos ou finalizações dos produtos, processos e softwares.

LIVRO DO PII

A primeira edição do programa, que teve início em outubro de 2007, resultou em um livro, lançado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, apresentando à comunidade os 20 projetos semifinalistas do programa. O livro apresenta os responsáveis pelos projetos de pesquisas, funcionando como instrumento para o conhecimento e o desenvolvimento das inovações geradas nos laboratórios da UFJF e do Centro Nacional de Pesquisa Gado de Leite (CNPGL) da Embrapa. Além disso, é um veículo importante de integração entre os pesquisadores que desenvolvem tecnologias com potencial de aplicação no mercado, transferências de tecnologia ou, até, de geração de novas empresas (spin-off).

LINKS

Segundo Programa de Incentivo à Inovação: Editais Ago/2009