Dicas para os Pais

Todos os pais sonham em ver seus filhos formados bons profissionais e, assim, conquistar um lugar de destaque na sociedade. O primeiro passo para isso é incentivá-los nos estudos básicos. Essa parte já está cumprida, afinal, chegaram até aqui. Estudar em uma universidade pública, renomada e bem conceituada, é mais um dos passos para essa vitória.

Preocupada com o sucesso dos seus filhos, a UFJF desenvolveu esse pequeno guia para vocês, pais, apoiarem essa etapa tão importante da vida dos seus filhos. Leia atentamente as dicas abaixo e procure segui-las para ser, você também, um vitorioso.

• estar em contato com a escola e procurar saber desde já suas necessidades para a finalização de um bom ano de estudo.
  • dialogar com os filhos sobre a necessidade de um horário diário de estudos.
  • oferecer um ambiente tranqüilo e saudável em casa.
  • mostrar o interesse pelo sucesso do filho na escola e no vestibular.
  • dar apoio material, moral e psicológico que os filhos necessitarem.
  • apoiar a escolha do curso feita pelos filhos, afinal, isso é fundamental para eles serem bons profissionais.
  • propiciar, nas semanas que antecedem o vestibular, um ambiente familiar tranquilo e uma alimentação saudável.
  • dar segurança ao filho de que a família estará torcendo e fará tudo para ajudá-lo no período das provas.
  • não exija que seu filho seja um dos primeiros colocados ou mesmo que consiga a vaga, mas deixe claro que confia em seus esforços e que fazer o vestibular é apenas o começo.
  • conheça bem o Edital para ajudar a lembrar dicas, datas, horários, locais e documentos, afinal, o candidato já tem muito do que se lembrar e seu apoio é algo muito precioso.

Aos pais que acompanham os filhos ao local de prova

• antes de sair de casa, verificar o local correto das provas e chegar pelo menos com 40 minutos de antecedência, a fim de evitar trânsito congestionado ou atraso de condução.
  • fique com o celular do seu filho. Ele pode ter o concurso anulado se for pego portando o aparelho, mesmo desligado ou sem bateria.
  • mantenha a calma enquanto espera. Aproveite para conhecer novas pessoas e novos lugares, mas não faça barulho que possa atrapalhar os candidatos.
  • não tenha pressa: seu filho tem o direito de usar todo o tempo que o Edital permite na realização das provas.
  • não fique ansioso a ponto de transmitir insegurança ao candidato.
  • no caso de um gabarito avaliado com menos pontos que o esperado, mantenha a calma e transmita confiança para que a próxima prova saia como o desejado.

Essas dicas podem fazer toda a diferença para o candidato!

Ter o apoio da família é um motivo a mais para espantar o nervosismo e ganhar confiança em si mesmo!!