Estudantes de outras IFES conveniadas

ALUNOS DE OUTRAS IFES CONVENIADAS

Os alunos das demais IFES conveniadas interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica, deverão procurar as informações iniciais junto às Instituições Federais de Ensino Superior de origem.

Os alunos de outras IFES interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica deverão consultar o Coordenador do Colegiado de Graduação do seu curso para elaborar o plano de estudos. O coordenador do curso deverá analisar as e os ementas/programas das disciplinas a serem cursadas pelo aluno na Instituição receptora, de modo a subsidiar a posterior e obrigatória concessão de equivalência, em caso de aprovação do aluno.

ATENÇÃO: A CARTA DE MOTIVAÇÃO ou de JUSTIFICATIVA no requerimento DEVE SER DE NATUREZA EXCLUSIVAMENTE ACADÊMICA. Motivos de ordem pessoal não serão considerados como justificativa.

É preciso preencher um plano de estudos que estabeleça um número mínimo de 03 (três) disciplinas a serem cursadas por semestre letivo na Instituição receptora e que explicite, claramente, se as disciplinas a serem cursadas serão aproveitadas com equivalentes às obrigatórias, eletivas ou opcionais do curso.

Atendidas as exigências do Convênio, a Instituição de origem deverá encaminhar à Coordenação dos Programas de Graduação – PROGRAD (via Sistema Eletrônico de Informações-SEI ou via e-mail “coord.prograd@ufjf.br”), dentro dos prazos estabelecidos no calendário da PROGRAD, os seguintes documentos:

1. Carta de Apresentação do aluno;
  2. Formulário de requerimento de participação no Programa de Mobilidade Acadêmica da instituição de origem contendo um plano de estudos (digitado e devidamente assinado);
  3. Comprovante de matrícula atualizado;
  4. Histórico Escolar original atualizado, carimbado e assinado pelo Coordenador do Colegiado de Curso;
  5. Cópia do RG, CPF e comprovante de residência;
  6. Ementa (s) e programa (s) das disciplinas pleiteadas.

Será aberto um processo em nome do aluno. A documentação será enviada ao colegiado do curso pleiteado para verificação de possibilidade de matrícula nas disciplinas pretendidas Após aprovação do Colegiado de Curso, será enviada correspondência à Instituição de origem com a carta de aceite do aluno.

Ao final do Programa de Mobilidade Acadêmica, o colegiado de curso emitirá certificado comprobatório das disciplinas cursadas pelo aluno, com notas, frequência e resultados finais obtidos, para envio à Instituição de origem.

Prazo da UFJF para alunos de outras IFES:

Recebimento de processos para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica UFJF / ANDIFES: 1º semestre processos postados até 31/05; para 2º semestre processos postados até 31/10.