Fechar menu lateral

Fevereiro e Março de 2016

Mostra Gaspar Noé

11/02/16
Enter the Void (2009)
 
Oscar, um usuário de drogas pesadas, cuja irmã Linda é uma stripper, tem flashbacks de sua infância como o trauma da morte de seus pais e alucinações desconcertantes. Em uma transação de venda de drogas, Oscar é morto pela polícia, mas agora ele pode flutuar acima e olhar para baixo: no sofrimento de sua irmã e sobre a vida, mesmo em um nível molecular. As cores do espectro podem ser bonitas. E o que dizer da vida após a morte, há apenas mais de um vazio?
 
 
22/02/16
Irreversível (2003)
 
O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira sequência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.
 
 
29/02/16
Sozinho contra todos (1998)

A figura central da trama é o Açougueiro, saído do curta-metragem Carne também do diretor Gaspar Noé. Interpretado pelo excelente ator Philippe Nahon, essa criatura violenta, petrificada, fica vagando por labirintos obsessivos repletos de recalques, ódios contra estrangeiros e homossexuais, com a sempre onipresente figura da filha que ele deseja de maneira doentia. O filme cria uma atmosfera hermética onde a loucura crescente da personagem central está sempre aparente, seja nos tons amarelados da fotografia ou na narração em off. A obsessão é narrada como um diário absurdo. Um clássico do cinema moderno, cheio de poesia e fúria.

 
07/03/16
Love (2015)
 
Murphy (Karl Glusman) está frustrado com a vida que leva, ao lado da mulher (Klara Kristin) e do filho. Um dia, ele recebe um telefonema da mãe de sua ex-namorada, Electra (Aomi Muyock), perguntando se ele sabe onde ela está, já que está desaparecida há meses. Mesmo sem a encontrar há anos, a ligação desencadeia uma forte onda saudosista em Murphy, que começa a relembrar fatos marcantes do relacionamento que tiveram.