Transformação física da água: fusão

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

Material:

● 1 copo de Becker ou copo comum;
● Água;
● 2 cubos de gelo.

Procedimentos e perguntas:

1 – Coloque os dois cubinhos de gelo no copo de Becker.
2 – Coloque uma medida do copinho de plástico (café) de água.
3 – Observe o copo.

Agora observe e responda às questões abaixo:

a) O que está acontecendo com o gelo?

b) Por quê?

c) Agora, observe o lado de fora do copo. O que está acontecendo?

d) Qual justificativa você pode dar para o fenômeno que acontece fora do copo? De onde vem a água que apareceu fora do copo de vidro?

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

A atividade, se for bem desenvolvida e trabalhada em sala, permite a abordagem de diversos tópicos, como ponto de fusão da água e de outras substâncias, a diferença do ponto de fusão da água pura e da água misturada com outros componentes (sal, açúcar, etc), a “transpiração” do copo com água fria, a influência do homem nas mudanças climáticas e o derretimento das calotas polares, dentre outros. O fenômeno da transpiração do copo pode ser uma descoberta para os alunos; instigue e não apresente respostas prontas, mas dê pequenas pistas que eles possam utilizar para tirarem suas conclusões. Se tiverem um termômetro, incentive os alunos a medir a temperatura, deixando-os explorarem diferentes variáveis.

Instrua os alunos a descartarem corretamente os materiais no final da aula (água na pia e os copinhos em local adequado).

A prática de fusão da água é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, requerendo até menos tempo, caso a turma se veja satisfeita após alguns eventos de experimentação, devendo apenas os cubos de gelo já terem sido providenciados previamente. É perfeitamente aplicável dentro da sala de aula, tomando-se o único cuidado de não deixar cair água no chão ou sobre objetos.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.