Propriedades da água: densidade

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

Material:

● Béquer (ou um copo);
● Óleo (quantidade suficiente para fazer uma fina camada de óleo no copo);
● Água (o suficiente para meio becker ou meio copo);
● Vinagre (cerca de ¼ de um becker ou copo);
● 1 Clipe;
● 1 Pedaço de isopor;
● 1 pedaço de madeira (pode ser um palito de fósforo);
● 1 colher de sopa de sal;
● 1 colher de sopa de açúcar.

Procedimentos e perguntas:

Coloque os líquidos no copo de Becker na seguinte ordem e cuidadosamente:

1 – Água (até a metade do copo);
2 – Coloque o vinagre;
3 – Coloque o sal;
4 – Coloque o açúcar;
5 – Coloque o pedaço de isopor;
6 – Coloque o pedaço de madeira;
7 – Coloque o óleo lentamente;
8 – Coloque uma pedra de gelo;
9 – Misture todos os ingredientes;
10 – Deixe a mistura parada.

Agora, observe se é possível diferenciar os ingredientes que foram adicionados.

1. Quais deles é possível observar? Faça um esquema mostrando como ficaram os ingredientes no copo.

2. Dos materiais que você ainda consegue separar na mistura (apenas olhando), escreva, na ordem, uma lista com os ingredientes, do mais denso ao menos denso:

3. Cite todos os ingredientes que se misturaram à água:

4. Cite todos os ingredientes que não se misturaram à água:

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

A atividade, se for bem desenvolvida e trabalhada em sala, permite a abordagem de diversos tópicos, como densidade as diferentes substâncias, soluções e misturas, polaridade das substâncias, etc. Além disso, pode-se relacionar a prática a temas como “poluição da água” e “importância do tratamento de esgoto” – abordando os malefícios que soluções oleosas (que não se misturam à água) podem trazer aos seres vivos que habitam ambientes aquáticos (redução do oxigênio dissolvido na água, turbidez, interferência nas aves aquáticas, etc).

Os materiais sugeridos podem ser perfeitamente substituídos por outros, mas acreditamos que nossas sugestões são de fácil acesso. Os alunos devem ter liberdade para testar diferentes maneiras de se colocar os objetos na mistura e verificar se há interferência nos resultados. Além disso, caso haja corante para óleo, ela pode ser adicionada à mistura; os alunos devem agitar toda a mistura e procurar compreender por que a água não ficou corada. Apesar de ideias simples, elas estimulam ao questionamento e à curiosidade.

Instrua os alunos a descartarem os materiais corretamente ao final da aula.

O experimento sobre densidade da água é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, desde que os materiais já estejam disponíveis.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.