Elevador de naftalina

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

Objetivo: Ajudar a desenvolver o conceito de densidade.

Material:

· Água;
· Bicarbonato de sódio;
· Vinagre;
· Naftalina;
· Colher;
· Proveta.

Procedimento:

· Fazer uma solução com água e vinagre (3:1) e adicionar 1 colher de café de bicarbonato de sódio, misturar bem com o auxílio da colher.
· Jogar bolinhas de naftalina

1 – Anote o que você observou:

2 – Pense, discuta com seus colegas e elabore uma explicação para a situação observada

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

Oriente seus alunos a não cheirar a naftalina e cuide para que sua manipulação seja feita com luvas de látex ou pinças, visto que pode ser irritante para algumas pessoas.

Em relação ao espaço das perguntas, nossa recomendação é que o aluno não receba uma explicação pronta para o fenômeno observado antes de tentar produzir suas respostas. Dê tempo para que seus alunos produzam suas próprias hipóteses à medida que observam os resultados da experiência. Deixe pelo menos metade do volume do recipiente onde irá ocorrer a reação livre para realizar a prática, pois com a produção de gás o líquido pode transbordar. A subida e descida da naftalina não ocorrerá imediatamente após ter sido colocada; aguarde alguns minutos para que o gás carbônico que está sendo produzido grude na superfície das bolinhas.

Ao final da prática, oriente os alunos para que descartem o conteúdo dos tubos de ensaio em local apropriado (de preferência, em bombonas próprias de resíduos químicos – não é recomendado o descarte de naftalina na pia, pois não se degrada na água).

A aula prática “Elevador de naftalina” é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, desde que os materiais já estejam disponíveis.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.